ABEPSS Itinerante será realizado em novembro na UFPR

O Projeto ABEPSS Itinerante tem por objetivo “Fortalecer as estratégias político-pedagógicas de enfrentamento à precarização do ensino superior, por meio da difusão ampla dos princípios, conteúdos e desafios colocados para a consolidação das Diretrizes Curriculares como instrumento fundamental na formação de novos profissionais, na direção do plano de lutas em defesa do trabalho e da formação e contra a precarização do ensino superior.”¹

O projeto se realiza através da parceria entre as entidades representativas da categoria, ABEPSS, CRESS e ENESSO. E permite capilarizar a ABEPSS juntos as Unidades de Formação Acadêmica (UFA’s), ampliando os debates e reforçando os princípios das Diretrizes Curriculares na direção social que a profissão construiu nos últimos 30 anos.

Uma pesquisa realizada no período de 2005 a 2008 sobre a implantação das Diretrizes Curriculares demonstrou a necessidade de avançar no debate sobre a lógica curricular dessas diretrizes e fortalece-las junto as UFA’s. O contexto de contrarreforma do Estado, políticas neoliberais, avanço do número de escolas de Serviço Social – públicas e privadas – levaram a ABEPSS a construir o Projeto ABEPSS Itinerante como estratégia da defesa da formação profissional de qualidade.

A terceira edição neste ano de 2016 tem como titulo: Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional. Objetivo Geral: Fortalecer a concepção dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social que consubstanciam a lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS e o trabalho profissional.

ABEPSS Itinerante no PARANÁ:

O Projeto ABEPSS Itinerante terá em 2016 sua 3ª Edição, no Paraná será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Sala 200 do Setor de Ciências Jurídicas, na Praça Santos Andrade, n° 50, no Centro de Curitiba, com o Tema “Os fundamentos do Serviço Social em debate: formação e trabalho profissional”

INSCRIÇÕES:

– Docentes e Supervisoras(es) de Estágio:

As UFAs receberão e-mail enviado pelo CRESS PR 11ª Região, com o Formulário de Inscrição, sendo 02 vagas por Unidade de Formação Acadêmica para um(a) representante docente e um(a) supervisor(a) de estágio indicado(a) pela UFA.

– Estudantes de Graduação em Serviço Social:

Terão vagas destinadas à estudantes, indicados(as) e/ou selecionados(as) pela ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.

– Estudantes de Pós Graduação em Serviço Social:

01 vaga por Programa de Pós Graduação.

– 20 vagas em aberto:

Inscrição no site da ABEPSS: www.abepss.org.br/inscricoes-42