CRESS-PR presente no II Congresso Catarinense de Assistentes Sociais

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – 12ª Região realizou nos dias 6 a 8 de julho seu II Congresso Catarinense de Assistentes Sociais – CCAS, que aconteceu em Florianópolis.

A conferência de abertura, que teve como Tema “80 anos do Serviço Social brasileiro: as transformações no mundo do trabalho e nas políticas sociais”, contou com a participação da professora Dr.ª Maria Lúcia Martinelli (PUC-SP). O primeiro dia de encontro terminou com uma apresentação que mistura teatro, dança e música do Coletivo NEGA – Negras Experimentações Grupo de Artes, que abordou a temática do racismo.

No segundo dia, no período da manhã, seis plenárias simultâneas abordaram os temas: Política Nacional para a População em Situação de Rua; O Processo de Formação Profissional e a Supervisão de Estágio; Política de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência; O Trabalho Multiprofissional nas Políticas Sociais; Política de Habitação e o Acesso à Cidade; e As Políticas Sociais e o Trabalho com Famílias. À tarde foram realizadas apresentações orais de trabalhos e à noite o lançamento de livros.

O Congresso se encerrou no dia 8 com a realização de outras seis plenárias simultâneas e a mesa “As competências e atribuições dos/as Assistentes Sociais e a defesa dos direitos humanos e sociais”, que teve como palestrante a professora Dr.ª Yolanda Guerra (UFRJ).

O CRESS-PR foi representado no evento pelos conselheiros Antonio Odair da Silva Junior e Uilson José Gonçalves Araujo. “Foi um momento ímpar para a profissão. Desde o início até o final todas as palestras, Plenárias Simultâneas e apresentações de trabalhos estavam voltadas para a temática do Congresso, que foi as competências e atribuições profissionais frente à demanda em tempos de crise e barbárie do capital. Aproveito para parabenizar o CRESS-SC e toda a Comissão Organizadora pelo Congresso, que estava excelente”, avaliou o conselheiro Uilson.

Para mais informações sobre o II CCAS acesse o site do CRESS-SC.