Pleno Ampliado reúne representantes de todos os 20 NUCRESS

Quarenta representantes dos vinte núcleos regionais do CRESS-PR (NUCRESS) estiveram reunidos em Curitiba junto aos conselheiros do CRESS-PR e da Seccional de Londrina para o Pleno Ampliado Participativo realizado na sexta (17/06) e sábado (18/06). A presença de dois representantes de cada Núcleo foi uma meta alcançada pela gestão do CRESS e foi fundamental para efetivar a proposta de descentralização trabalhada ao longo da atual gestão.

“Foi um encontro intenso com o objetivo de trazer os/as assistentes sociais das diversas regiões do Estado para o entendimento de que o CRESS é construído coletivamente com a categoria e que estes representantes dos NUCRESS podem levar este senso de pertencimento para suas regiões”, explicou a conselheira Maysa Costa.

O conselheiro Antônio Júnior explicou que o ponto de partida para o encontro foi a exposição das diretrizes do CFESS, CRESS, Seccionais e dos NUCRESS, sendo estes últimos os espaços de articulação e encaminhamento político-administrativo das atividades do Conselho Regional. “Neste contexto, debatemos as lutas e o fortalecimento da categoria, indo além da compreensão burocrática do que é o conjunto CFESS-CRESS. A possibilidade de construir em conjunto o futuro de nossa categoria é o que movimentou o Pleno”, afirmou o conselheiro.

Entre os participantes a maior parte está pela primeira vez como representante de um Nucress. Para Selfa Barbosa Vilela, do recém instituído Nucress de Cianorte, o processo participativo foi muito elogiado: “tínhamos uma ansiedade em vir para o pleno e ver o que o CRESS poderia fazer por nossa região e saímos muito satisfeitos, pois tivemos grandes aprendizados e percebemos que teremos o apoio para nós mesmos propormos e realizarmos as ações em prol de nossa profissão”, afirmou a assistente social.

Para Tatiani Guzzo, do também novo Nucress de Toledo, a forma participativa como o evento foi conduzido foi um bom retrato de como é importante ter uma gestão descentralizada no CRESS-PR. De acordo com ela, já estão previstas em sua região reuniões com a categoria e ela acredita que tanto no Nucress de Toledo como nos demais, quem esteve no Pleno Ampliado deste final de semana está preparado/a para ampliar a participação no fortalecimento da categoria de assistentes sociais.

Além do Pleno Ampliado com os Nucress, no mesmo final de semana aconteceu também a Assembleia Geral Ordinária do CRESS-PR. Confira aqui.

Sobre os 20 Nucress

O CRESS-PR contava até então com treze Núcleos Regionais: Cascavel, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Pato Branco, União da Vitória, Maringá, Umuarama, Ivaiporã, Paranavaí, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Guarapuava.

Neste ano de 2016 houve um trabalho de “Re-territorialização”, em que o CRESS-PR dialogou com profissionais em regiões estratégicas, em municípios distantes das cidades onde já existiam Nucress. A Assembleia Geral referendou a criação dos novos Núcleos, que serão: Apucarana, Cianorte, Irati, Jacarezinho,  Litoral, Telêmaco Borba e  Toledo. Saiba mais.