Defesa da Previdência pelas/os Assistentes Sociais foi tema de seminário em Londrina

O I Seminário Paranaense de Assistentes Sociais em Defesa da Previdência Social, realizado no dia 4 de junho, foi construído a partir de uma iniciativa das/os assistentes sociais em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Previdência Social e Ação Social – Sindprevs e o CRESS-PR – Seccional Londrina. O evento contou com a participação de profissionais que fazem parte da Comissão Temática de Previdência Social do CRESS-PR e representantes de NUCRESS.

Na abertura do encontro o coordenador da Seccional Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira, destacou os desafios da profissão num momento de desmonte das políticas de seguridade social em que o Estado brasileiro, representado pelos setores mais conservadores de toda história política brasileira, promovem a abertura do fundo público ao assalto pelos representantes do capital financeiro. “É neste cenário que a nossa profissão não fica alheia ao processo de luta, é preciso se apropriar de conhecimento e aprofundar o debate, uma vez que é a partir desse processo que podemos resistir e resistir também é luta”, afirma o coordenador. Marcelo ainda enfatiza: “Nossa profissão, forjada nas políticas sociais, sempre foi protagonista, e hoje não pode ser diferente. Segue participando ativamente, retomando as bases, articulando-se aos movimentos sociais, participando de ações e mobilizando os Núcleos Regionais de Serviço Social.”

Na conferência que debateu o desmonte da Seguridade Social o Professor da Universidade Estadual de Londrina, Dr. Evaristo Cólman, apresentou dados históricos e atuais que demonstram que a Previdência Social, assim como as demais políticas públicas de seguridade, vem sendo fortemente atacada.

“O ataque é estendido às políticas de Seguridade Social, marcando um grande retrocesso nas políticas de assistência social e saúde com redução dos investimentos públicos, terceirização e privatização dos serviços” afirma Joziane Cirilo, Responsável Técnica do Serviço Social do INSS, que completa: “A reforma previdenciária propõe redução de acesso aos benefícios e serviços previdenciários com aumento da idade mínima para a aposentadoria, desvinculação do valor dos benefícios do salário mínimo e redução do valor do benefício das pensões por morte.” Estes foram, segundo Joziane, alguns dos motivos que colocam as/os assistentes sociais em estado de mobilização e luta contra o desmonte destas políticas.

Para Milena Simon Pascolati, Analista do Seguro Social do INSS, o seminário foi um marco para o Serviço Social na Previdência no Paraná. “Além da relevância temática, ressalta-se a construção coletiva do encontro pela categoria, que buscou fazer uma reflexão a respeito da situação política atual, a qual culmina no desmonte da Previdência Social, com uma proposta de reforma que não prima pelo interesse dos trabalhadores brasileiros. Realidade esta que pode ainda facilitar um enfraquecimento do serviço social previdenciário”, avalia.

Selma Regina Marques Scherpinski, Analista do Seguro Social do INSS, também destacou o caráter coletivo da organização do seminário, da mobilização dos assistentes sociais do INSS diante da realidade que se apresenta de desmonte de direitos. Além disso, segundo ela, o evento propiciou um espaço de reflexão e interação. “O encontro foi importante enquanto busca de alternativas para enfrentar os desafios que se colocam na atualidade, defesa das políticas publicas e contra a precarização do trabalho”, aponta Selma.

Durante o evento foi possível traçar estratégias de enfrentamento, como a mobilização nacional da categoria em parceria com as entidades representativas das/os trabalhadoras/es e a necessidade urgente de dialogar com a sociedade e movimentos sociais organizados para discutir e convergir esforços em defesa da Seguridade Social no Brasil.