Movimentos e organizações foram protagonistas na Conferência de Direitos Humanos de Londrina

A 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Londrina, realizada no dia 30 de janeiro, teve como protagonistas os movimentos e as organizações da sociedade civil londrinense. O evento, aliás, só aconteceu graças à mobilização das entidades e às três semanas de intenso trabalho, já que a Conferência deveria ter sido convocada pela Prefeitura, mas não foi.

O regulamento da Conferência Nacional prevê que no caso de o município não convocar sua Conferência e/ou não instalar a Comissão Organizadora Municipal, representantes das organizações da sociedade civil vinculadas à pauta dos direitos humanos e do Conselho Municipal de Direitos Humanos podem fazê-lo.

A iniciativa da convocação foi do Centro de Direitos Humanos de Londrina – CDH e teve as adesões do Fórum LGBT de Londrina e Região, das Religiões de matriz Africana, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Londrina, do Sindicato dos Bancários de Londrina/CUT-PR, do Movimento Nacional de Direitos Humanos do Paraná, do Movimento Nacional da População de Rua, do Movimento Municipal de População de Rua, da Federação Estadual dos Bancários do Paraná/CUT-PR e do CRESS-PR Seccional Londrina.

A Comissão Organizadora trabalhou na organização do evento tendo como horizonte proporcionar um debate democrático e respeitando as diretrizes propostas pela 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e pela XI Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Paraná.

A assistente social Rosângela Costa Andrean, do CRESS-PR – Seccional de Londrina e integrante da Comissão Organizadora, destacou a importância dos movimentos sociais na realização da Conferência e, no que se refere à escolha de delegadas/os para a etapa estadual, o processo de construção coletiva na distribuição das vagas e a forma da eleição, discutida de forma democrática. O número de participantes também foi muito positivo. “A participação foi acima de nossas expectativas, já que o planejamento foi para 50 pessoas e compareceram 70 pessoas”, avaliou Rosângela.

A Conferência de Londrina elegeu uma delegação de 10 pessoas para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 11 a 13 de março em Curitiba, e ratificou a indicação de uma delegada representante do poder público.