Luta Antimanicomial: Ato “Fora Valencius” reuniu centenas em Brasília

Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas se reuniram no dia 14 de janeiro, em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, numa mobilização pela exoneração de Valencius Wurch Duarte Filho do cargo de Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

O ato contou com a participação entidades, movimentos sociais, trabalhadores, usuários, familiares, estudantes, acadêmicos e apoiadores da Luta Antimanicomial, que saíram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios.

A Ocupação Fora Valencius, organizada por entidades e movimentos sociais da Luta Antimanicomial e à reforma psiquiátrica de todo o país, vem exigindo a saída de Valencius, que tem uma trajetória manicomial incompatível com os avanços da Reforma Psiquiátrica brasileira. O grupo segue ocupando a Coordenação de Saúde Mental desde o dia 15 de dezembro.

Em dezembro, várias cidades realizaram manifestações pela saída de Valencius. Em Curitiba o Coletivo Abraça Raps, composto por psicólogas/os, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, usuárias/os do SUS, movimentos sociais, conselhos profissionais e sindicatos, também foi às ruas no dia 17 para protestar. O CRESS-PR esteve no ato, confira a notícia aqui.

* Com informações do Conselho Federal de Psicologia e da página da Ocupação Fora Valencius no Facebook