CRESS-PR participou de Conferência Regional que reuniu Pinhais, Piraquara e Quatro Barras

O CRESS-PR, em conjunto com outras entidades e movimentos sociais, vem desde o ano passado contribuindo com o processo de organização e mobilização de conferências livres, municipais, regionais e estadual de direitos humanos, que estão acontecendo e ainda irão acontecer no Paraná.

Nos dias 9 e 10 de dezembro o Conselho esteve na Conferência Regional de Direitos Humanos realizada em Pinhais. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação do município e teve como tema os “Direitos humanos para todas e todos: Democracia, Justiça e Igualdade”. A iniciativa foi promovida de forma regionalizada pelos municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.

No dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a assistente social e professora de Serviço Social da UFPR Litoral, Andréa Braga, representou o CRESS-PR na mesa que debateu a temática “Afirmação e Fortalecimento da Democracia”.

Andréa falou sobre o processo de democratização no Brasil e apresentou um histórico de participação coletiva na defesa de direitos, a partir de dois momentos: o da participação popular (de 1970 a 1980), vista como prática transformadora, e da participação cidadã (de 1990 até hoje), na qual prevalecem espaços institucionalizados de participação.

Apontou, ainda, alguns caminhos para o fortalecimento da democracia: “É importante realizar um exercício permanente de debate, discussão e incidência na luta por direitos humanos, para que a implementação dos direitos civis e políticos transitem pelas diversas dimensões dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Fomentar a criação de mecanismos de gestão participativa das políticas públicas como conselhos e conferências, dando ampla visibilidade de suas ações. Articular de forma transversal e ampliada o monitoramento contínuo dos espaços decisórios e de diretrizes políticas relacionadas aos direitos humanos”.

A Conferência em Pinhais foi etapa uma preparatória das discussões e momento de eleição de delegadas/os para a XI Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontecerá nos dias 11 a 13 de março em Curitiba.

Próximas Conferências

I Conferência Municipal dos Direitos Humanos em Sarandi