2015, ano de fortalecimento da resistência

O tema do conjunto CFESS-CRESS escolhido durante Encontro Nacional era: “Assistente Social – Profissional de luta, profissional presente! Pelas Políticas Públicas, pelos Direitos Humanos!”. Este foi o lema pautado para instigar os debates promovidos pelo conjunto ao longo de 2015.

Porém, ‘violações de direitos’ e ‘retrocessos’ foram mais marcantes neste ano do que qualquer outra expressão. Em uma das grandes mobilizações do ano no CRESS-PR, o 15 de maio – dia do/a Assistente Social foram as violações de direitos que marcaram os debates. Não apenas nossa categoria, mas toda a sociedade vivia o recente choque da ação truculenta do Estado contra trabalhadores/as na ALEP em 29 de abril.

Ao longo de todo ano entraram em pauta no Paraná e no Brasil ameaças diversas de cortes a direitos. O 6º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais tratou de uma série destas violações, instigando o debate sobre nosso papel enquanto agentes formuladores e executores de políticas públicas. Os temas ligados a retrocessos marcaram 2015. Tanto que entre as últimas notícias publicadas pelo CRESS-PR em 2015 está o protesto contra a nomeação de um ex-diretor de manicômio para gerir as políticas de Saúde Mental no Brasil.

Seria muito extenso tratar aqui de todas as ameaças que vivemos atualmente aos direitos que nossa categoria, duramente, contribuiu para conquistar ao longo das últimas décadas. Mas a principal mensagem é que este panorama nos remete a uma reflexão muito importante e intrínseca à história de nossa profissão: que são nos momentos de tensão que fortalecemos a resistência e nos unimos.

Juntos, podemos seguir avançando na luta pela defesa intransigente de direitos. Que a articulação, a união, a busca por maior envolvimento nos espaços públicos de debate, o enfrentamento em conjunto e o diálogo sejam nossos direcionadores para que tenhamos ainda mais força. A atual gestão do CRESS-PR prima pela descentralização de ações, o que significa que entende que se prima pela participação da categoria. Que em 2016 possamos estreitar ainda mais nossos laços. Nossas lutas não são individuais e sim coletivas.

Excelente ano a todos/as

As atividades do Conselho na sede e na Seccional de Londrina retornam no dia 19/01/2016 para atendimento ao público e a categoria no horário das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Para situações emergenciais, a Diretoria do CRESSPR e da Seccional de Londrina ficarão de plantão através do canal de comunicação [email protected].

Confira aqui as portarias sobre o recesso deste fim de ano no CRESS/PR na sede e na Seccional de Londrina.