CRESS-PR sediou o X Encontro do Fórum das COFIs

Nesta segunda-feira (30) foi realizado na sede do CRESS-PR, em Curitiba, o X Encontro do Fórum das COFIs (Comissões de Orientação e Fiscalização), que reuniu Agentes Fiscais e conselheiras/os membros das Comissões dos três estados da região sul.

Pela manhã, no início do encontro, foi realizada breve análise e contextualização do relatório do IX Encontro do Fórum das COFIs. Logo em seguida aconteceu o debate com o tema “Sigilo Profissional no Exercício Profissional dos/as Assistentes Sociais”, com a presença do assistente social Charles Toniolo, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O palestrante levantou reflexões importantes e necessárias neste momento de crise, precarização da vida e investidas do neoliberalismo. Esta conjuntura, conforme enfatiza Toniolo, traz impactos e consequências para o exercício profissional das/dos assistentes sociais.

Neste contexto, Toniolo avalia que discutir sigilo é uma opção política. “O sigilo é um direito do profissional na defesa dos usuários, e este profissional deve ter muita clareza de quais são suas atribuições para entender o sigilo”, afirmou. Segundo ele, este é um debate que não deve ser realizado somente dentro do aparato normativo, mas também a partir do código de ética e da resolução CFESS 556/2009, que trata dos procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e Material Técnico-Sigiloso do Serviço Social. Não é possível tratar sigilo sem considerar a questão ética, os dois estão estreitamente relacionados.

A assistente social Patrícia de Oliveira dos Santos, da Seccional de Londrina, reforçou a importância deste debate para a categoria. “O assistente social, no exercício da profissão, acaba tendo conhecimento das particularidades da vida dos usuários. Por isso, deve refletir sobre o contexto em que as informações são prestadas por eles e avaliar por que e para que deve ou não colocar determinadas informações, com qual objetivo”, ressalta Patrícia.

Após a fala de Charles Toniolo foi aberto o debate e realizado um momento de socialização entres os CRESS de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná de experiência no âmbito da COFI sobre Sigilo Profissional.

À tarde foi revisado o Regimento Interno das COFIs e aberto um espaço ao CRESS-RS para exposição sobre a temática das/os estagiárias/os do curso de Serviço Social no CADÚnico. Ao final da atividade foi definido o tema do XI Encontro e feito um breve repasse do Grupo de Trabalho de Revisão de Instrumentais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.