Por uma Consciência Negra – Programação em Curitiba

A luta do serviço social é contra todas as formas de opressão, incluindo o racismo. Motivado pelo Dia Nacional da Consciência Negra o CRESS-PR mais uma vez apresenta à categoria uma reflexão sobre este tema.

No dia 20 de novembro é feriado em mais de 1000 municípios em todo o Brasil. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial – Quilombo dos Palmares. No Paraná, em apenas uma cidade será feriado: Guarapuava. No caso de Curitiba, a lei que instituiu o feriado na capital foi aprovada em 2013, mas segue parada na justiça por causa de uma ação movida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR).

Porém, o debate vai muito além desta questão. O fato de apenas uma cidade do Paraná ter o feriado do Dia da Consciência Negra é sintomático, mas o racismo está presente em diversas outras formas em nosso Estado. De acordo com o censo do IBGE de 2010, Curitiba é a cidade que mais tem negros/as na região Sul do país, com 17% da população auto-declarada como preta ou parda, ou seja, negra. No entanto, ainda há quem veja a capital paranaense como uma “cidade europeia”.

Marcha das Mulheres Negras

Na Semana da Consciência Negra milhares de mulheres negras de todos os lugares do país se reuniram em Brasília, nos dias 16 a 18 de novembro, para uma marcha contra o racismo, a violência e pelo bem viver. E justamente num ato contra o racismo e a violência as mulheres foram recebidas a tiros por dois policiais civis que estavam no acampamento de um grupo que defende o golpe militar em frente ao Congresso Nacional.

A ação dos policiais e de outros integrantes do grupo é mais uma mostra de que na luta cotidiana dos movimentos sociais e, também, do Serviço Social em defesa dos direitos humanos é preciso reafirmar a luta contra o racismo, o preconceito e todas a formas de discriminação!

Programação Semana da Consciência Negra – Curitiba

20/11 – Sexta-feira

9h às 17h – Exibição de documentários sobre os patrimônios imateriais da cultura brasileira. Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina).
10h – Exibição e discussão do documentário etnográfico: “Iê: Capoeira em Curitiba”. Local: IFPR Curitiba (Rua João Negrão, 1285).
10h – “O canto das três raças” de Clara Nunes, com alunos do Colégio Estadual Guido Arzua. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
14h – Saída do ônibus para o Festival de Cinema da Lapa, com programação especial. Local: Teatro Guaíra.
17h – Show com Gusta Proença. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
18h30 – Show com Os Encantados. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
18h30 – Roda de Capoeira com Grupo Força da Capoeira. Local: IFPR Curitiba (Rua João Negrão, 1285).
19h às 21h – Africanitude: arte e literatura estética. Local: Praça do Memorial de Curitiba.
20h – Samba de Roda e Afoxé “Ilu Ijo Agbará”. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
20h30 – Apresentação das Escolas de Samba de Curitiba Mocidade Azul e Imperatriz da Liberdade . Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).

21/11 – Sábado

9h às 18h – Africanitude: arte e literatura e estética. Local: Praça do Memorial de Curitiba
9h – Ensaio aberto dos batuqueiros da fonte da memória para cortejo da lavação. Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina).
13h30 às 21h – 1ª Mostra de Cultura Afro da praça Zumbi dos Palmares. Local: Praça Zumbi dos Palmares

22/11 – Domingo

9h30 – Tradicional cerimônia inter-religiosa e lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Local: Igreja do Rosário.
14h às 16h30 – Oficina Afro Sensorial: Carlinhos Malaquias. Local: Casa Hoffmann
14h – Rappaz: encontro de cultura de rua pela paz. Local: Casa Hoffman Centro de Estudos do Movimento (Batalha da Consciência: Break) e Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Diálogo com DJs e MCs: OldSchool em cena)

24/11 – Terça-feira

2º Seminário sobre Igualdade Racial: A importância da atuação do Ministério Público na efetiva promoção da igualdade étnico-racial
Realização: Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do CAOPJ de Proteção aos Direitos Humanos, do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF
Horário: 13h30min às 17h30min
Local: Auditório do Edifício-Sede do MP-PR (Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico – Curitiba/PR),

19 de novembro a 23 de dezembro

Mostra Fotográfica “Comunidades Quilombolas do Paraná”, de Fernanda Castro
Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná

20 a 27 de novembro

Projeção “O Haiti é Aqui”, com fotografias de Brunno Covello
Local: Museu Oscar Niemeyer

24 a 27 novembro

Semana da Consciência Negra na Cinemateca de Curitiba. Local: Cinemateca. Sempre às 17h.

24/11: Quanto vale ou é por quilo?
25/11: A negação do Brasil
26/11: Barravento
27/11: Também somos irmãos
Fonte: Ministério Público do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Biblioteca Pública do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura