Pleno ampliado reuniu representantes das diferentes regiões do Paraná

IMG_7379
No sábado, 24 de outubro, aconteceu em Curitiba o 3º Pleno Ampliado do ano , com representantes dos NUCRESS (Núcleos Regionais do CRESS), de Câmaras Temáticas, da Seccional de Londrina e da diretoria do CRESS/PR. A realização deste encontro é uma prática que visa o compartilhamento da gestão do Conselho. Nesta ocasião, foi realizada a avaliação e o monitoramento das ações previstas nos planejamentos anteriores. Entre os Nucress, nove estiveram representados: Cascavel; Cornelio Procopio; Ivaiporã; Guarapuava; Maringá; Pato Branco; Umuarama; e União da Vitória.

Durante o encontro os/as participantes avaliaram as ações já realizadas de acordo com as deliberações do Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, com o planejamento realizado pela atual gestão do CRESS-PR e ainda avaliaram as ações continuadas e as demandas da categoria nas regiões e nas Câmaras Temáticas . Em meio aos itens debatidos, todos os NUCRESS tiveram espaço para expor a forma como se organizam e as ações que têm sido promovidas em cada região do estado.

A gerente do CRESS-PR, Dione Ponchek, avaliou como excelente este momento de ouvir os/as representantes dos NUCRESS. Ela comenta que o pleno ampliado teve uma fundamental importância no sentido de identificação da forma de atuação dos Núcleos, podendo identificar assim as parcerias locais, as dificuldades, as principais demandas locais e as perspectivas.

A conselheira presidenta do Conselho, Wanderli Machado, lembrou que a descentralização de ações é uma meta constante do CRESS-PR e que os NUCRESS devem sempre ser compreendidos como extensões do Conselho e por consequência do próprio conjunto CFESS-CRESS. “Ao realizar um evento local precisa-se levar em conta as parcerias locais, se elas estão de acordo com os princípios do projeto ético político da categoria, que contemplam em resumo a defesa da classe trabalhadora, da democracia e dos direitos humanos. Isso vale tanto para a escolha dos locais de realização do evento como para os possíveis palestrantes”, comentou.

A atividade permite agora ao CRESS-PR realizar em todas as suas instâncias um novo olhar para as ações que devem ser realizadas ainda nesta gestão, para que se possa de algumas as ações no estado a partir das diretrizes do Encontro Nacional do CFESS-CRESS realizado em setembro, partindo do Eixo Ética e direitos Humanso, incluindo a interface com Seguridade Social, Fiscalização e Formação Profissional.

Para os/as representantes dos Nucress as reflexões proporcionadas pelo Pleno Ampliado vão beneficiar a categoria como um todo, como disse o representante do Nucress de Pato Branco, Adão Ailson Chagas: “Percebemos que temos que buscar maior articulação entre os Nucress e com a sede do CRESS, pois o resultado dessa articulação será uma categoria mais unida e fortalecida”. Para a representante de Umuarama, Sônia Ortiz, o momento foi inspirador: “Temos realizado uma série de eventos em nossa região e a troca de experiência que realizamos hoje vai resultar no fortalecimento destas ações”.

A representante do Nucress de Cascavel, Eugênia Cesconeto, fez a avaliação de que o encontro foi excelente para dar sequência a um trabalho de descentralização da gestão e também possibilitou aos participantes novos uma visualização melhor sobre a organização da atual gestão. “Foi importante pensar a descentralização incluindo os planos de trabalho alinhados às diretrizes do Conselho e do conjunto CFESS-CRESS. Creio que conseguimos  visualizar os processos e ao mesmo tempo saímos com uma série de encaminhamentos práticos que resultarão em maior articulação entre os Nucress e o CRESS”, comentou ela.