CRESS-PR parabeniza Paiol de Telha por mais uma vitória na retomada de seu território

Em junho deste ano o CRESS-PR manifestou apoio à Comunidade Quilombola Paiol de Telha em sua luta pela titulação de seu território. No dia 22 do mesmo mês a comunidade obteve uma grande conquista, com a assinatura do decreto de desapropriação do território pela Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios.

E na última quarta-feira (16) o Paiol de Telha deu mais um passo para garantir sua vitória. A juíza Sílvia Regina Salau Brollo, da 11ª Vara Federal de Curitiba, emitiu decisão favorável ao quilombo após audiência de conciliação entre o quilombo e a Cooperativa.

A nova decisão garante ao quilombo área que equivale a 168 hectares. À Cooperativa Agrária a justiça garantiu o direito de colher a atual safra de inverno, tendo como data limite para desocupar a área o dia 15 de dezembro de 2015.

O CRESS-PR parabeniza o Paiol de Telha por mais esta conquista rumo à titulação definitiva de seu território e se solidariza em sua luta na defesa dos direitos.

Sobre o Paiol de Telha

O Quilombo Paiol de Telha, localizado no município de Reserva do Iguaçu (PR), retoma a área que desde 1860 pertencia a 13 escravos e seus descendentes. Entre as décadas de 1960 e 1970, cerca de 300 famílias foram expulsas das terras por imigrantes alemães, que fundaram no local a Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios.

O processo de reconhecimento do território tradicional da comunidade quilombola foi aberto no INCRA desde 2005. Apenas em outubro de 2014 o INCRA, em ato solene realizado em Reserva do Iguaçu, assinou a portaria de reconhecimento do território do Paiol de Telha.

No dia 22 de junho deste ano a Presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto de desapropriação, após a ocupação de 40 famílias no terreno para cobrar agilidade no processo. O decreto corresponde à metade do território da comunidade que, em acordo realizado ano passado, aceitou que a titulação seja feita em etapas.

* Com informações da Organização Terra de Direitos