Encontro discute neoconservadorismo

O avanço do conservadorismo e o momento de retrocessos em direitos, conquistas sociais e políticas públicas foram temas de debate durante o 44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, aconteceu nos dias 4 a 7 de setembro no Rio de Janeiro (RJ).

O Encontro, que teve como tema “Ofensiva neoconservadora e Serviço Social no cenário atual”, contou com a participação de cerca de 300 assistentes sociais, dentre conselheiros e conselheiras dos CRESS, profissionais de base e convidados/as.

Na abertura do Encontro, Clara Rodrigues, representando a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), deu ênfase à importante aliança entre as entidades do Serviço Social no enfrentamento às expressões da barbárie na formação: precarização do ensino, privatização da educação.

A presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Raquel Santana, ressaltou os desafios que o cenário atual de barbárie coloca para o Serviço Social. “Este encontro reafirma nossa condição de sujeito coletivo, de modo que necessitamos estar coletivamente organizados para juntos construirmos as melhores estratégias de luta contra este cenário”, afirmou ela.

Logo após a abertura foi aprovado o regimento interno do evento e o tema da Carta do Rio de Janeiro, documento político produzido ao final do Encontro. Em seguida o CFESS homenageou a assessora jurídica Sylvia Terra, que completou 25 anos de atuação no Conselho Federal em 2015.

Neoconservadorismo em debate

Na conferência de abertura, o professor Mauro Iasi, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que o neoconservadorismo que hoje se apresenta está enraizado em diversos segmentos da sociedade, daí a sua representatividade com o senso comum no Brasil. “O pensamento conservador é, de certa maneira, expressão da consciência social da sociabilidade burguesa em que estamos inseridos”.

Yolanda Guerra, assistente social e professora da UFRJ, caracterizou o cenário atual como “tempos contraditórios às liberdades democráticas”. Segundo ela, isso reflete diretamente nas respostas profissionais da categoria nos diferentes espaços em que se inserem. “A realidade de crise e neoconservadorismo gera mudanças substantivas nas condições de vida e trabalho de trabalhadores e trabalhadoras. A mobilização coletiva é que vai possibilitar uma política social que traga uma configuração distinta da atual, restritiva de direitos e conquistas sociais e utilizada como pratica de controle e tutela dos governos”, enfatiza.

A conselheira do CFESS e professora da Universidade Federal de Sergipe, Josiane Santos, atentou para o paradoxo que se verifica, com a conjuntura desfavorável para que o Conjunto CFESS-CRESS possa colocar em prática a agenda política que vai em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Sendo assim, ela analisou como o conservadorismo em novas expressões atravessa as atividades do trabalho profissional de assistentes sociais.

Agenda Permanente e Eixos Temáticos

No segundo dia do Encontro foi feita a exposição e aprovação do documento final produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) da Agenda Permanente do Conjunto CFESS-CRESS, com a agenda política de ações contínuas e as bandeiras de luta do Serviço Social.

Também foi apresentada a metodologia do monitoramento dos eixos temáticos, que se reuniram a partir da tarde até o terceiro dia de atividades: fiscalização profissional e o administrativo-financeiro; comunicação; formação e relações internacionais; seguridade social; e ética e direitos humanos.

O 44º Encontro Nacional terminou com a plenária final e a aprovação das deliberações que vão nortear as ações do Conjunto CFESS-CRESS até 2016.

>> Leia a carta do 44º Encontro Nacional CFESS-CRESS

CRESS-PR presente

encontro_nacional_cress_prO CRESS-PR foi representado no Encontro por uma delegação composta por conselheiros/as e assistentes sociais da base, eleitos/as em Assembleia. Estiveram presentes como titulares: Marcelo Nascimento de Oliveira (Coordenador da Seccional de Londrina); Conselheira Edilene Alves Costa; Conselheira Emanuelle Pereira; Conselheiro  Antonio Odair da Silva Junior; Conselheira Clarice Metzner; Hemerson Weslley Mazieiro (Coordenação Nucress Maringá), Tamires Caroline de Oliveira (base Curitiba); Tatiane Martins (Coordenação Nucress Umuarama); Charles Fernando Martins (Base Curitiba); Sandra Mara Benini (Coordenação Nucress Campo Mourão);
e Gizele Fillius (base Curitiba).

A Conselheira Fernanda Lopes de Camargo participou do Encontro como suplente e o Conselheiro Uilson José Araujo Gonçalves como observador. Além destes participaram como convidadas Elda Lilian da Cruz Corrêa da Silva (Coordenação Técnica); Dione do Rocio Ponchek (Gerente Geral); Denise Maria Fank de Almeida e Daniela Moller.
————————-

Com informações do CFESS