Participe da consulta pública sobre ética em pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais

Em nota, CFESS explica e defende a contribuição da categoria nesta área

 

O CFESS lançou neste domingo (23/8) uma nota chamando a categoria de assistentes sociais e pesquisadores e pesquisadoras de Serviço Social a participarem da consulta pública referente à Minuta de Resolução Complementar à Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/2012, que diz respeito às “Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”.

No documento, o CFESS afirma que as normativas sobre a ética em pesquisa emergem de um processo de luta em nível mundial e nacional, em face dos abusos e violação dos direitos humanos cometidos contra os sujeitos da pesquisa em nome da pesquisa científica.

Nesse sentido, assistentes sociais têm fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e políticos firmes em defesa de uma determinada concepção de ética e dos direitos humanos, podendo contribuir de maneira qualificada para o debate sobre a pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais.

“Na condição de representante do segmento de trabalhadores e trabalhadoras no CNS, o CFESS é membro titular, entre as comissões de trabalho existentes, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), cuja principal atribuição é o exame dos aspectos éticos das pesquisas, além de elaboração e/ou atualização das diretrizes e normas para a proteção dos direitos dos/as participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. A Conep também tem por função articular todos os Comitês de Ética em Pesquisa do país”, explica trecho da nota.

Leia a nota do CFESS

As contribuições ao texto devem ser enviadas por e-mail ([email protected]) até o dia 4 de setembro de 2015.

Acesse a página do Conselho Nacional de Saúde e leia a Minuta de Resolução Complementar à Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/2012, que diz respeito às “Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”.

Visite também a página de consulta à sociedade.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.