UFPR abre inscrições gratuitas para o VII Enpecom

enpecom

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom), realizado de 24 a 26 de setembro e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. A proposta do evento, que é gratuito, é incentivar o debate e a produção intelectual em comunicação, bem como ampliar o acesso às pesquisas em andamento na área. A expectativa é que pessoas de diferentes regiões do Brasil marquem presença apresentando artigos, ministrando oficinas ou até mesmo como ouvintes.

Neste ano, o tema do evento será ‘Comunicação e Gênero’, visando aprofundar a discussão sobre a questão dos gêneros em diferentes abordagens comunicacionais, como linguagem, mídia e política. “As diferenças de gênero são baseadas em uma construção cultural bidimensional que apresenta o masculino como superior e o feminino como inferior. O feminismo busca o fim dessas diferenças. Entendemos que essa discussão se apresenta ainda necessária e, mais do que isso, crucial, para o momento que vivemos”, explica Carla Rizzotto, doutora em Comunicação e coordenadora do Enpecom 2015. Para ela, a escolha desta temática tem como objetivo aprofundar a discussão sobre a posição e a representação das mulheres na sociedade contemporânea, bem como incentivar as produções científicas a respeito do tema.

24/09, às 19h
Conferência de abertura: “Feminismo e política”
Convidados: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli, professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e coordenadores do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades.

8h às 12h: Oficinas
14h às 18h: 1ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*
19h: Mesa-redonda: ‘Gênero, linguagem e comunicação’
Convidados: Dina Maria Machado Andrea Martins Ferreira, professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará, e Luciana Panke, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

26/09, 8h às 12h
2ª Sessão de Comunicação e Discussão nos GTs*

* GTs: Comunicação e Sociedade, Comunicação e Política, Comunicação e Educação, Comunicação e Cultura, Comunicação e Consumo.

Serviço:
VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (UFPR): Comunicação e Gênero
Data: 24 a 26 de setembro
Local: Campus de Comunicação Social da UFPR | Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê | Curitiba (PR)
Prazo para submissões de artigos e das oficinas: até 10 de agosto
Data limite para inscrição como ouvintes: até 31 de agosto
As inscrições e submissões de trabalho são gratuitas e devem ser feitas no sitewww.enpecom.ufpr.br.
Contato: [email protected]

Com informações do PPGCOM/UFPR.