Realizado o ComunicaSul

DSC_0236

Antecedendo o Encontro Descentralizado do conjunto CFESS-CRESS da Região Sul, aconteceram no dia 16 de julho em Curitiba-PR dois eventos envolvendo conselheiros/as e convidados/as dos CRESS da região Sul: o ComunicaSul e o Fórum das COFIs, além de representantes do CFESS.

O Comunicasul reuniu representantes das comissões de comunicação dos CRESS para uma formação sobre o papel democratizador da comunicação, seguido de um debate sobre as práticas nos três Estados. Para a formação o CRESS/PR convidou integrantes da FRENTEX – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão e do Sindjor.

As jornalistas Ednúbia Ghisi e Ana Paula Salomon trouxeram fala esclarecedora sobre o significado da luta pelo Direito à Comunicação, explicando que se trata de um conceito mais amplo do que apenas a luta por liberdade de expressão. Para iniciar a fala, Ednúbia do Sindjor trouxe um panorama da falta de acesso aos meios de comunicação em massa e o atual cenário desfavorável às lutas por direitos humanos. A jornalista apontou a existência de um monopólio na mídia, o que contraria os princípios de uma mídia democrática e a própria constituição federal. Para confirmar esta informação basta analisar quem são os donos dos grandes meios de comunicação no Brasil para perceber que a mídia encontra-se concentrada nas mãos de poucos grupos, não permitindo o acesso popular a estes meios e com isso manipulando informações de acordo com seus interesses.

Ednúbia ressaltou a importância de senso crítico para perceber quais são estes interesses: “Aqui no Paraná, por exemplo, existe o monopólio de um grande grupo de comunicação, que foi comprando os veículos menores. E a gente vê que a música toca conforme o financiamento a essas empresas de comunicação”, afirmou, referindo-se aos posicionamentos político dos meios de comunicação.

Este conteúdo foi complementado posteriormente pela jornalista e colega da Frentex, Ana Paula: “Os princípios da comunicação são pautados na conversa. Mas o que temos hoje no Brasil é um monólogo”, disse a comunicadora. Ela ressaltou a força da mídia em exemplos recentes, como o debate sobre a redução da maioridade penal, em que o que se apresenta na mídia é sempre com sensacionalismo e sem relevar contexto. Citou também pesquisa que revelou a tendenciosidade da mídia – das matérias em jornais que falam sobre algo relacionado ao MST, apenas 18% ouviu de fato algum representante do MST como fonte.

Outro tema reforçado pelas debatedoras foi o aspecto inibidor ao trabalho do/a jornalista, que é ameaçado e perseguido quando pretende denunciar atividades criminosas cometidas por pessoas com poder na sociedade. “Grande parte dos assassinatos a jornalistas está ligada a denúncias de roubo de dinheiro público ou a crimes do poder local”.

Por fim, apresentaram o Projeto de Lei da Mídia Democrática – um projeto de iniciativa popular com finalidade de eliminar oligopólios e monopólios, permitir maior diversidade na mídia, entre outros pontos (Acesse www.paraexpressaraliberdade.org.br e saiba mais).

As comissões de comunicação dos CRESS da região Sul tiveram então o momento de avaliar e trocar experiências sobre as ações realizadas nos Conselhos, incluindo nestas ações suas estratégias para fortalecer a luta pela democratização da comunicação, bem como, explanações das Conselheiras do CFESS que salientaram a importância da participação das Comissões de Comunicação dos CRESS no 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS que acontecerá no Rio de Janeiro/RJ nos dias 03 e 04 de setembro do corrente ano, e terá como tema “Serviço Social, Democratização e Direito à Comunicação”.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.