Realizado o ComunicaSul

DSC_0236

Antecedendo o Encontro Descentralizado do conjunto CFESS-CRESS da Região Sul, aconteceram no dia 16 de julho em Curitiba-PR dois eventos envolvendo conselheiros/as e convidados/as dos CRESS da região Sul: o ComunicaSul e o Fórum das COFIs, além de representantes do CFESS.

O Comunicasul reuniu representantes das comissões de comunicação dos CRESS para uma formação sobre o papel democratizador da comunicação, seguido de um debate sobre as práticas nos três Estados. Para a formação o CRESS/PR convidou integrantes da FRENTEX – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão e do Sindjor.

As jornalistas Ednúbia Ghisi e Ana Paula Salomon trouxeram fala esclarecedora sobre o significado da luta pelo Direito à Comunicação, explicando que se trata de um conceito mais amplo do que apenas a luta por liberdade de expressão. Para iniciar a fala, Ednúbia do Sindjor trouxe um panorama da falta de acesso aos meios de comunicação em massa e o atual cenário desfavorável às lutas por direitos humanos. A jornalista apontou a existência de um monopólio na mídia, o que contraria os princípios de uma mídia democrática e a própria constituição federal. Para confirmar esta informação basta analisar quem são os donos dos grandes meios de comunicação no Brasil para perceber que a mídia encontra-se concentrada nas mãos de poucos grupos, não permitindo o acesso popular a estes meios e com isso manipulando informações de acordo com seus interesses.

Ednúbia ressaltou a importância de senso crítico para perceber quais são estes interesses: “Aqui no Paraná, por exemplo, existe o monopólio de um grande grupo de comunicação, que foi comprando os veículos menores. E a gente vê que a música toca conforme o financiamento a essas empresas de comunicação”, afirmou, referindo-se aos posicionamentos político dos meios de comunicação.

Este conteúdo foi complementado posteriormente pela jornalista e colega da Frentex, Ana Paula: “Os princípios da comunicação são pautados na conversa. Mas o que temos hoje no Brasil é um monólogo”, disse a comunicadora. Ela ressaltou a força da mídia em exemplos recentes, como o debate sobre a redução da maioridade penal, em que o que se apresenta na mídia é sempre com sensacionalismo e sem relevar contexto. Citou também pesquisa que revelou a tendenciosidade da mídia – das matérias em jornais que falam sobre algo relacionado ao MST, apenas 18% ouviu de fato algum representante do MST como fonte.

Outro tema reforçado pelas debatedoras foi o aspecto inibidor ao trabalho do/a jornalista, que é ameaçado e perseguido quando pretende denunciar atividades criminosas cometidas por pessoas com poder na sociedade. “Grande parte dos assassinatos a jornalistas está ligada a denúncias de roubo de dinheiro público ou a crimes do poder local”.

Por fim, apresentaram o Projeto de Lei da Mídia Democrática – um projeto de iniciativa popular com finalidade de eliminar oligopólios e monopólios, permitir maior diversidade na mídia, entre outros pontos (Acesse www.paraexpressaraliberdade.org.br e saiba mais).

As comissões de comunicação dos CRESS da região Sul tiveram então o momento de avaliar e trocar experiências sobre as ações realizadas nos Conselhos, incluindo nestas ações suas estratégias para fortalecer a luta pela democratização da comunicação, bem como, explanações das Conselheiras do CFESS que salientaram a importância da participação das Comissões de Comunicação dos CRESS no 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS que acontecerá no Rio de Janeiro/RJ nos dias 03 e 04 de setembro do corrente ano, e terá como tema “Serviço Social, Democratização e Direito à Comunicação”.