Assembleia Geral realizada dia 19 de junho

A Assembleia Geral Ordinária do CRESS/PR aconteceu na sexta-feira, dia 19/06, na sede do CRESS/PR e reuniu representantes diretoria, membros da Seccional de Londrina representantes dos NUCRESS e assistentes sociais da base da categoria. As receitas e despesas foram apresentadas pela Assessora Contábil do CRESS/PR, Léia da Cruz Santos, que detalhou onde são aplicados os recursos do Conselho. Os números apresentados na reunião são referentes aos primeiros quatro meses de 2015.

A presidente Wanderli Machado destacou que os gastos apresentados ainda são pequenos em relação à quantia orçada para o ano porque a maior parte dos eventos ocorre no segundo semestre, quando acontece o Encontro Descentralizado da Região Sul, o Encontro Nacional CFESS/CRESS e o Congresso Paranaense de Assistentes Sociais. A conselheira Janaíne Santos lembrou aos presentes que os/as conselheiras do CRESS/PR não são remunerados pelo trabalho realizado no Conselho. Wanderli também esclareceu que 20% das anuidades pagas vão para o CFESS, e que 1% da receita é repassada ao Fundo de Apoio aos CRESS, organizado pelo CFESS. Wanderli ainda comentou sobre a Política de Monitoramento de Inadimplência das anuidades que o conjunto CFESS-CRESS vai estabelecer.

Ações políticas do CRESS/PR

Em um segundo momento da Assembleia, a conselheira Renária Moura apresentou as ações políticas realizadas pelo CRESS/PR no primeiro semestre de 2015. Os conselheiros ressaltaram a criação do Movimento Paraná Contra a Redução da Maioridade Penal, que surgiu de uma articulação da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos/PR. “O tema da Frente este ano, que foi a relação entre as drogas e adolescentes em conflito com a lei, incluiu a discussão sobre a Redução da Maioridade Penal. Depois de algum tempo decidimos criar o Paraná Contra a Redução da Maioridade Penal, movimento que une vários setores da sociedade que são contra este ataque aos direitos da criança e do adolescente”, afirmou a conselheira Wanderli.

Também em relação aos direitos da criança e do adolescente, Renária ressaltou o envolvimento do CRESS/PR com a Capacitação para Operadores/as do SGD e Adolescente: “Estamos comprometidos com esta pauta. O CRESS/PR cedeu espaço físico para a capacitação, promovida pela Campanha Nacional Criança Não é de Rua, dando total apoio político para esta ação que pretende subsidiar a Política Nacional da Criança em Situação de Rua”.

A conselheira Janaíne citou a participação do CRESS/PR na Audiência Pública “Rumos e Alternativas para a Defensoria Pública do Paraná em Tempos de Crise”, que ocorreu em abril. “Foi uma importante iniciativa da Ouvidoria para podermos cobrar ações mais efetivas da defensoria pública”, falou. Renária complementou a fala da conselheira afirmando que a presença do Serviço Social é essencial para exigir uma defensoria forte na atual situação de retirada de direitos.

Dentro da exposição das ações políticas do CRESS/PR, o conselheiro Uilson Gonçalves de Araújo comentou o envolvimento do CRESS/PR na recente polêmica sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O assistente social apontou as tentativas do poder executivo e do legislativo em suprimir do PNE as diretrizes curriculares que se referem às temáticas de gênero e diversidade sexual, relações étnico-raciais, educação ambiental, relações de trabalho, concepções de família e cidadania. O CRESS/PR publicou uma nota de repúdio sobre estas supressões e sobre o Projeto de Lei “Escola sem Partido”, que está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba.

Outra movimentação do CRESS/PR que teve destaque na Assembleia foram as Oficinas “Exercício Profissional na Relação entre SUAS e o Sistema de Justiça” realizadas pelo conselho.

No âmbito da luta pela mídia democrática, a conselheira Vera Armstrong comentou as ações da Frentex/PR, Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão, a qual o CRESS/PR integra. O conselho também esteve presente no Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acorreu em abril em Belo Horizonte, e no Encontro Paranaense de blogueiros e ativistas digitais, que aconteceu neste mês de junho em Curitiba.

Os/as assistentes sociais presentes também comentaram as atividades alusivas ao Dia do/a Assistente Social, que aconteceram em Curitiba, na Seccional de Londrina e nas cidades do interior através de ações dos Nucress.

Encontros do segundo semestre

Após estas exposições, o conselheiro Uilson guiou a votação dos/as assistentes sociais que irão representar o CRESS/PR no Encontro Descentralizado da Região Sul, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho em Curitiba, e no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que acontece nos dias 4 a 7 de setembro no Rio de Janeiro. Os/as profissionais foram escolhidos através de uma votação realizada pelos/as presentes na Assembleia. Confira quem são os/as profissionais eleitos ao final da matéria.

A representante do Nucress de Guarapuva, Ana Paula Bilek, comentou a importância da assembleia para fortalecer a comunicação entre os Nucress e a Diretoria do CRESS/PR. “É essencial ter uma visão geral do Estado e como a profissão está se articulando para que cumpra realmente o que diz nosso projeto ético-político”, afirmou a assistente social.

A Coordenadora do Nucress de União da Vitória, Adriana Cristina de Lima Nepomoceno também se anima com o fortalecimento das ações no interior. “Levaremos essas ações para nossa região, fazendo com que os/as assistentes saibam das atividades, assim vamos incentivá-los na construção do plano de atividades junto com a coordenação do Nucress”, contou a profissional.

Profissionais Titulares e Suplentes para representar o CRESS/PR:

• Participantes Titulares eleitos/as da Diretoria do CRESS/PR

Edilene Alves Costa

Emanuelle Pereira

Marysa Nuermberg de Vasconcellos Costa

Clarice Metzner

• Participantes Suplentes eleitos/as da Diretoria do CRESS/PR

Antonio Odair da Silva Junior

Wanderli Machado

Uilson José Gonçalves Araujo

Fernanda Lopes de Camargo

• Participante Titular eleito/a da Seccional de Londrina