Programação em Curitiba: Semana do/a Assistente Social

DiaAS2015CFESS-Cartaz(Horizontal)

Nesta semana é comemorado o Dia do/a Assistente Social. Neste ano as comemorações ao 15 de maio buscam valorizar o trabalho da categoria e dialogar com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.

O tema de 2015 “Profissional de Luta, Profissional Presente! Pelas Políticas Públicas pelos Direitos Humanos!” foi escolhido primeiramente porque em 2016 o Serviço Social no Brasil completa 80 anos e, nesse sentido, o Conjunto CFESS/CRESS tem trabalhado com temáticas que mostram o papel social da profissão e que dão visibilidade ao trabalho de assistentes sociais. Em segundo lugar, falar das atribuições e competências da categoria e da defesa das políticas públicas significa dizer o que a população usuária do serviço social pode e deve esperar dessa categoria profissional.

A escolha também está relacionada ao tema geral de 2015 do conjunto CFESS/CRESS, “Assistente Social: atribuições, competências e defesa das políticas públicas”, que traz a necessidade de reflexão sobre a profissão de assistente social em meio as transformações sociais que vêm marcando o Brasil nos últimos anos.

O CRESS/PR convida toda a categoria a participar das atividades alusivas ao Dia do/a Assistente Social realizadas em Curitiba. As inscrições para os eventos estarão disponíveis no site do CRESS/PR.

Confira a programação:

• Dia 14 de maio: 1º Colóquio – Reflexões críticas sobre os direitos das pessoas trans – Transversalidade das Políticas Públicas e a efetivação de direitos.- Realização: CRESS/PR. Faça sua inscrição aqui!

A Câmara Temática Ética e Direitos Humanos do CRESS/PR, a partir do Dia Mundial de Combate a Homofobia/Lesbofobia/Transfobia – (17 de Maio), reafirma o compromisso profissional do/a assistente social com a defesa intransigente dos Direitos Humanos e a defesa de outro modelo sociabilidade livre e emancipada realizando o 1º Colóquio – Reflexões críticas sobre os direitos das pessoas trans – Transversalidade das Políticas Públicas e a efetivação de direitos. O CRESS/PR busca, através da atividade, estreitar diálogo com o movimento LGBT e aprofundar o debate sobre o processo transexualizador e o papel do/a assistente social na luta pela livre orientação sexual, identidade de gênero e pela eliminação de todas as formas de preconceito, discriminação e violência contra a população LGBT. Confira o convite da CT Ética e Direitos Humanos.

LOCAL: Fundação Escola do Ministério Público do Paraná Auditório do Sindicato dos Engenheiros – SENGE no Shopping Itália – Rua Marechal Deodoro, 211 – centro Curitiba/PR.

Horário: 18h30

Programação:

  •  18h30 – Abertura – Saudações da Direção do CRESS e da CT Ética e Direitos Humanos
  • 19h00 – Rafaelly Wiest – TransGrupo Marcela Prado: (Des) Patologizando as Identidades de Pessoas Travestis e Transexuais: As(os) profissionais do Serviço Social e a Transexualidade: entre o “normal” e patológico
  • 19h50 – Cons. Uilson José Gonçalves: “Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, atribuições e competências
  • 20h30 – Debates
  • 21h30 – Coquetel e Atividade Cultural: Kauane Karas homenageia 73 anos de Clara Nunes em “O Canto da Claridade”.

 

•Dia 15 de maio: Seminário Marista de Serviço Social. “Não o meu, não o seu, mas o nosso- Limites, desafios e potencialidades do trabalho interdisciplinar”. Realização: Centro Social Marista Curitiba

marista1

O Seminário Marista de Serviço Social cujo tema é “Não o meu, não o seu, mas o nosso – Limites, desafios e potencialidades do trabalho Interdisciplinar” visa garantir o fortalecimento da interdisciplinaridade no atendimento à criança e ao adolescente. O evento surge com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento no município de Curitiba e Região Metropolitana.

Local: PUCPR – Bloco Amarelo – Auditório Maria Montessori (R. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Curitiba – PR)

Horário: 8h às 16h30

*Inscrição: Como o evento não é realizado pelo CRESS/PR, a inscrição é feito no site do grupo Marista. Para participar clique aqui.

 

•Dia 22 de maio:  Palestra Magna – Assistente Social – Profissional de luta, profissional presente! Pelas Políticas Públicas, pelos Direitos Humanos! Realização: CRESS/PR

Local: Fundação Escola do Ministério Público do Paraná – FEMPAR, sito à Rua XV de Novembro, 964 – Centro, Curitiba – PR.

Horário: 19h00 

Mais informações sobre o evento em breve.