Ato contra Violência e pela Democracia reúne milhares no Centro Cívico

Na manhã desta terça-feira (5), servidores públicos do Paraná e outras categorias realizaram um grande ato pela democracia e contra as repressões violentas praticadas pelo governo do Estado do Paraná, onde o CRESS/PR esteve presente. O ato, que reuniu aproximadamente 15 mil pessoas, concentrou-se inicialmente na Praça 19 de dezembro e terminou no Centro Cívico, palco do massacre ocorrido no dia 29 de abril, quando servidores e demais manifestantes foram brutalmente agredidos pela Polícia Militar, a mando do governador Beto Richa, enquanto exerciam seus direitos democráticos e lutavam contra a aprovação do projeto que mexe no ParanáPrevidência.

O CRESS/PR esteve presente no ato de hoje para apoiar a greve dos professores e mostrar-se solidário às pessoas feridas na última quarta-feira. Além disso, o CRESS/PR, por meio da manifestação, reafirma sua posição em defesa da democracia e da liberdade de expressão. O conselho espera que as mobilizações em favor dos servidores promovam mudanças em favor da classe trabalhadora e do fim da repressão, tirania e autoritarismo por parte do governo estadual.

Ainda nesta terça-feira, no período da tarde, a categoria de professores estaduais se reuniu em Assembleia, organizada pela APP-Sindicato, onde se decidiu que os/as professores/as continuam a greve.

Investigações pelo MP-PR

No último dia 30, o Ministério Público do Paraná informou que está colhendo informações, documentos, laudos e depoimentos de testemunhas para apurar os excessos da PM durante a manifestação do dia 29 de abril.

Os interessados em fazer seus relatos deverão se dirigir à sede do MP-PR, em Curitiba (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Também serão aceitos materiais enviados para o e-mail institucional [email protected], destinado a receber, da população, registros de imagens (fotos e vídeos) sobre o ocorrido.