Capacitação para Operadores (as) do SGD e Adolescentes

Entre os meses de março e maio acontece o curso de Capacitação para Operadores (as) do SGD e Adolescentes. Este curso é promovido pela Campanha Nacional Criança Não é de Rua, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e executado pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), por meio da capacitação para Operadores (as) do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e para Adolescentes protagonistas.

Em Curitiba, a capacitação será ministrada pela Agente Multiplicadora Local e aluna de Serviço Social, Maria Meira, e acontece no auditório do CRESS/PR. O curso, formatado em 64h presenciais divididas em oito módulos, tem como principal objetivo disseminar nacionalmente os Subsídios para a elaboração de uma Política Nacional de Atenção às Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, os quais são frutos de uma luta histórica nacional dos movimentos de defesa dos direitos humanos desses sujeitos.

Espera-se que esta capacitação fortaleça os/as operadores/as do SGD, no sentido de transformarem esses subsídios numa Política Pública Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, garantindo-lhes a efetivação do paradigma da proteção integral conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O primeiro encontro acontece em 22 de abril. As inscrições foram todas preenchidas. O CRESS/PR, além de ceder o espaço físico para realização do curso, apoia politicamente a capacitação. Defender políticas públicas que fortalecem a luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente é prioridade para o conselho.