Dia Mundial do Serviço Social

cartaz

Hoje, 17 de março, é o Dia Mundial do Serviço Social. A data é comemorada toda terceira terça-feira do mês de março e foi instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS). O tema eleito pela organização como tema deste ano é “Promover a dignidade e o valor das pessoas”.

Em vídeo sobre a data, o Presidente da Regional Norte Americana da FITS, Morel Cassie, chama atenção para a importância do Serviço Social no desenvolvimento das capacidades e potenciais das pessoas em situação fragilizada. Para ele, a data serve para celebrar e incentivar a reflexão para que a profissão sempre promova a igualdade social.

Em outro vídeo, a presidente da regional da Europa da FITS, Cristina Martins, fala sobre como os/as assistentes sociais podem e devem ser agentes de mudança.

Defender os Direitos Humanos, valorizar a diversidade e a dignidade são algumas das bandeiras levantadas no dia de hoje.

O CRESS/PR tem lutado diariamente para que estas ações sejam efetivadas através Serviço Social paranaense. Este ano, que começou já no meio de tantas lutas, precisa de muita movimentação e esforço. Aqueles que já sofrem pela desigualdade não podem ter seus direitos e garantias tomados. O CRESS/PR acredita que é preciso dar voz! Fazer com que o grito pela justiça não seja calado pelas atitudes elitistas e autoritárias de quem está no poder.

Cabe ressaltar que esta data de hoje difere do Dia do/a Assistente Social, comemorado no Brasil no dia 15 de maio – data em que são programadas uma série de comemorações para reforçar as lutas da categoria.

Diante disto, lembramos o tema do conjunto CFESS/CRESS do Dia do/a Assistente Social deste ano: “Atribuições, competência e defesa das políticas públicas”. A proposta é ampliar a compreensão do significado do Serviço Social, analisá-lo e criar pontes e mediações que tornem o exercício do/a assistente social cada vez mais potencializado e imerso nas diversas expressões da realidade social.

O CRESS/PR parabeniza todos/todas assistentes sociais e afirma sua luta pela diversidade e pelos Direitos Humanos!

Evento em Porto Rico

Atualmente, a Fits é integrada por organizações profissionais de 116 países. Dentre os países da América Latina e Caribe, são filiados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Granada, México, Nicarágua, República Dominicana, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2015, a Fits, juntamente com o Colacats e o Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR), está organizando o 2º Congresso Internacional de Serviço Social de Porto Rico e o 4º Encontro Regional de Organizações Profissionais da América Latina e Caribe (clique para saber mais).