Dia 16: Seminário discute as causas da violência de gênero

botao_enfrentamentoVioGen

O CRESS/PR convida todos/as assistentes sociais a participar do Seminário ““Aspectos práticos do enfrentamento à violência de gênero: causas e origens da violência contra a mulher” na próxima segunda (16), das 8h30 às 12h00, no edifício-sede do MP-PR, em Curitiba.

O evento é realizado pelo Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MP-PR, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O evento trará a Curitiba a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Cecília de Souza Minayo. A socióloga, que é doutora em Saúde Pública, apresentará estudos científicos que relacionam os atuais padrões de masculinidade à violência, especialmente contra a mulher.

Dados recentes do Ministério Público do Paraná revelam que no último semestre de 2014, cinco mil casos de violência domêstica contra as mulheres foram registrados no estado.

Os números disponíveis permitem confirmar uma realidade já conhecida: os principais agressores são homens que convivem ou conviveram intimamente com as mulheres agredidas. De acordo com o cadastro, do total de agressões registradas pelo MP-PR no período, 55% foram praticadas por maridos ou companheiros e 24% por ex-maridos ou ex-companheiros. Além disso, 2.039 ocorrências foram classificadas como lesões decorrentes de violência doméstica, ou seja, envolvendo mulheres que foram agredidas dentro de suas próprias casas.

Vamos nos levantar contra esses números e contra a sociedade patriarcal que causa as mulheres diversos tipos de violência e abuso. O CRESS/PR chama os/as assistentes sociais a erguer a bandeira pelo respeito a mulher e a igualdade de gênero!