Debate sobre Políticas Públicas discute crise no Paraná

Nesta quinta-feira (05), os cursos de Pedagogia e Serviço Social do UniBrasil Centro Universitário realizaram o debate “Políticas Públicas de Saúde e Educação no Paraná – Rumos e Desafios”. O evento, organizado em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PR) e o Centro Acadêmico Bertha Lutz, do curso de Serviço Social, contou com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Fátima Branco de Castro, da coordenadora do curso de Serviço Social, professora Elza Campos, da assistente social e representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) Renária Moura, além da professora Fernanda Camargo.

O debate teve como ponto de partida a atual crise do Estado do Paraná nas áreas da Educação e da Saúde. Com base nesse cenário, o objetivo foi discutir a questão e os consequentes enfrentamentos ocasionados à classe envolvida e à sociedade.

Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Elza Campos, a abordagem da temática em solo acadêmico é vital, pois permite refletir e repensar o assunto sobre uma perspectiva da defesa e ampliação dos direitos sociais e das políticas púbicas. “O assistente social é mediador da relação com o usuário da política pública, temos o papel de trabalhar o empoderamento do indivíduo e fazê-lo se enxergar como uma pessoa que tem direitos”, explicou.

Sobre os desafios atribuídos aos assistentes sociais, a professora esclarece que garantir que a Previdência, atualmente ameaçada, representa um imenso obstáculo. “Nós temos um tripé na Constituição Federal, o da Civilidade Social, composto por saúde, assistência social e previdência. Assim, nenhuma delas pode estar ameaçada, senão todo o conjunto estaria comprometido também”. Sobre os rumos dos futuros assistentes sociais e as perspectivas futuras, a docente espera que eles possam ter consciência da importância das políticas públicas para a sociedade, para o avanço social e para a humanidade.

Já a palestrante Renária Moura levou aos acadêmicos uma proposta de discussão acerca da crise estadual a partir de uma perspectiva crítica, para que os presentes pudessem obter uma visão abrangente sobre as pretensões do governo. “A comunidade acadêmica e a sociedade em geral precisam compreender que estes fatos não estão isolados e representam a imposição do governo de um novo modelo de sociedade em que há uma proposta de privatização das políticas”, destacou.

Por fim, a professora Fernanda Camargo, do curso de Serviço Social, falou sobre a importância do tema para os estudantes, principalmente, para aqueles dos cursos de Pedagogia e Serviço Social, pois ambos possuem as políticas públicas como objeto de estudo e como campo de inserção de atuação. “Abordar esta questão é essencial, precisamos discutir como as politicas estão sendo trabalhadas e encaminhadas no nosso Estado”, ressaltou.

Para o aluno Breno Rodrigues, estudante de Serviço Social e um dos organizadores do evento, é necessário ter uma ponto de vista crítico sobre o que acontece no Estado. “É importante trazer este debate ao meio acadêmico, afinal, daqui a algum tempo seremos os próximos profissionais a enfrentar o que está acontecendo hoje”, finalizou.

Fonte: www.unibrasil.com.br/