Janeiro: mês da Visibilidade Trans. Você sabia disso?

Em 29 de janeiro foi comemorado o dia da Visibilidade Trans. Ele é celebrado desde 2004, quando ativistas trans participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. A campanha intitulada “Travesti e Respeito”, lançada pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A celebração é uma das maneiras de tornar a população trans e o movimento LGBT visíveis à sociedade brasileira. Trata-se de uma população que vem construindo e reivindicando direitos básicos que ainda não são assistidos a eles. Reféns do tratamento da mídia tradicional, a comunidade trans sofre diariamente com a violência e o descaso do poder público no que se refere aos direitos civis, como a mudança de nome, e a inclusão e assistência na saúde pública.

O CRESS tem apoiado a luta desta população que busca dignamente visibilidade, aceitação e direitos básicos que lhes faltam diariamente. O/a assistente social tem grande responsabilidade ao acompanhar pessoas trans tanto no serviço público, como na luta diária contra a transfobia. O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos desta população e inclusive garante o direito de uso do nome social na carteira e na cédula de identidade profissional a assistentes sociais trans desde a Resolução CFESS n° 615/2011.