Campanha para mapear espaços urbanos mal aproveitados em Curitiba

10974399_330685590470828_1094623473020044919_o

O CRESS/PR como integrante da Frente Mobiliza Curitiba, convida assistentes sociais e estudantes a participar da Campanha Mapeando Curitiba.

Com quase 2 milhões de habitantes e mais de 400 km², Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país. O modelo urbanístico não se adequa mais ao recente e rápido crescimento da população. Os habitantes da “cidade-modelo” sofrem hoje com o trânsito caótico, transporte coletivo defasado e com a aparente falta de espaço que os obriga a viver cada vez mais longe da região central, onde a oferta de transporte e a infraestutura são insuficientes. Mas será que está mesmo faltando espaço na cidade?

A campanha Mapeando Curitiba quer provar o contrário. O levantamento popular de áreas não utilizadas e subutilizadas vai mostrar que a especulação imobiliária e a falta de instrumentos municipais para evitá-la impedem que terrenos vazios e imóveis abandonados tenham destinação adequada. Esses lugares deixam de serem aproveitados para moradia ou para locais de usufruto coletivo, como praças e escolas.

Você conhece muitos espaços que não estão sendo aproveitados?

Observe a região próxima a sua casa, ao seu trabalho, ou onde você estuda. Olhando atentamente, você vai perceber que o número de espaços não utilizados é bastante alto.

Pela campanha você pode ajudar a identificar e propor soluções para esses locais.

Participe da campanha Mapeando Curitiba:

– Tire fotos dos espaços vazios da nossa cidade, junto com a sugestão de utilização. Coloque na legenda a frase “Aqui poderia ser…” e a sua ideia.

– Poste a foto no Facebook, no Instagram ou no Twitter com a hastag #mapeandocuritiba. Se quiser, também pode enviar no e-mail [email protected].

Para melhor identificação, coloque o nome do autor da imagem e o local de onde a foto foi tirada.

Todas as imagens coletadas serão disponibilizadas na página a Frente Mobiliza Curitiba no Facebook, e contribuirão para o mapeamento dos vazios urbanos de Curitiba.

Veja alguns exemplos e possibilidades na galeria de fotos da campanha – clique aqui. 

1800191_330687593803961_1683502939855641695_n

As fotos podem ser enviadas até o dia 15 de março.

 

ACOMPANHE A PÁGINA DA FRENTE MOBILIZA CURITIBA: facebook.com/mobilizacuritiba
* fonte: mobilizacuritiba.org.br