O CRESS-PR na Parada da Diversidade

10846089_734083043336417_7989951133713266961_n

Cerca de 70 mil pessoas participaram da Parada da Diversidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis) realizada em Curitiba no dia 14 de dezembro (domingo). O CRESS/PR participou deste evento, tendo mobilizado diversos/as assistentes sociais e estudantes de Serviço Social para estarem na parada, reafirmando o compromisso da categoria contra a intolerância e em prol da luta pelos direitos da comunidade LGBT.

O CRESS/PR desenvolveu material próprio para a Parada, incluindo camisetas e folders. O material foi uma reformatação da campanha do conjunto CFESS-CRESS “O Amor fala Todas as Línguas – Assistente Social na Luta Contra o Preconceito”. Antes do início da parada o CRESS promoveu ainda uma panfletagem na feirinha do Largo da Ordem, entre 10h e 12h, com a proposta de sensibilizar além da categoria.

Para a assistente social Kellyane Vasconcellos, o Serviço Social tem que estar comprometido com uma mudança societária, no sentido de acabar com a cultura de violência. Ela elogia a iniciativa do CRESS/PR e comenta que os/as assistentes socias devem lutar por direitos e que a população LGBT é muitas vezes vítima de violência ou tem os direitos violados de diversas formas.

“Temos ainda que lutar pelos direitos, pois não existem ainda as leis específicas para esta população que deveriam existir, não existem conselhos ou garantia do direito à identidade, nem mesmo a garantia ao direito à expressão do amor” , afirma ela.
O estudante de Serviço Social Rodrigo Nascimento também afirma ser fundamental o envolvimento do Serviço Social nesta luta: “Hoje acontece a Parada que não é apenas uma festa, mas é um ato político, pois é um momento legítimo de dar visibilidade à falta de direitos e de acesso aos direitos de uma população que está marginalizada”.

Confira abaixo as fotos da panfletagem na feirinha do largo da ordem: