Assistentes sociais debatem Relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça

No dia 19 de novembro o CRESS/PR – 11ª região realizou o debate coletivo com a categoria sobre “O Exercício da Ética Profissional na Relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça”. O evento contou com a participação de profissionais de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana, do interior do estado e entidades como o FET-SUAS, CRP e o SINDYPSI.

Entre os debates esteve a questão das requisições judiciais para a realização de estudo social, enviadas aos/às profissionais da Política de Assistência Social. Era esperado um novo concurso público com vagas de assistências sociais para atuar no Tribunal de Justiça e assim desafogar estas demandas, porém ainda não foram abertas estas vagas. Na reunião os/as profissionais presentes debateram esta e outras questões relacionadas à relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça.

“É muito importante nós discutirmos esta questão com a categoria, pois há tempos estas requisições vêm aparecendo. Quando nos juntamos a outros/as profissionais para debater podemos pensar o que fazer com relação a isto. Também foi importante para refletirmos sobre a ética profissional e o respeito ao trabalho entre os diferentes órgãos”, afirmou a assistente Social do CRAS de Guarapuava/PR, Elis Camila Volochati.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a elaboração conjunta de um texto cobrando a abertura de vagas no TJ para as equipes interprofissionais no próximo concurso, incluindo assistentes sociais. O texto terá caráter de abaixo assinado e será publicado no site do CRESS/PR a partir da primeira semana de dezembro.

A conselheira do CRESS/PR, Daniela Möller, integrante da Camara Temática Sociojuridica relata que além do abaixo assinado, outras ações serão tomadas.  O CRESS encaminhará oficio ao Tribunal de Justiça solicitando informação sobre a atual composição das equipes interprofissionais em todo o Paraná e pedirá informações sobre as providências tomadas para o cumprimento do Provimento 36 do CNJ (O provimento contém a recomendação em previsão de recursos humanos para efetivar as ações de responsabilidade dos TJs). Também serão realizadas articulações com outras entidades envolvidas com o direito de crianças e adolescentes para a realização de audiência pública no inicio do ano de 2015.

Confira algumas imagens do debate.