Assistentes sociais debatem Relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça

No dia 19 de novembro o CRESS/PR – 11ª região realizou o debate coletivo com a categoria sobre “O Exercício da Ética Profissional na Relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça”. O evento contou com a participação de profissionais de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana, do interior do estado e entidades como o FET-SUAS, CRP e o SINDYPSI.

Entre os debates esteve a questão das requisições judiciais para a realização de estudo social, enviadas aos/às profissionais da Política de Assistência Social. Era esperado um novo concurso público com vagas de assistências sociais para atuar no Tribunal de Justiça e assim desafogar estas demandas, porém ainda não foram abertas estas vagas. Na reunião os/as profissionais presentes debateram esta e outras questões relacionadas à relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça.

“É muito importante nós discutirmos esta questão com a categoria, pois há tempos estas requisições vêm aparecendo. Quando nos juntamos a outros/as profissionais para debater podemos pensar o que fazer com relação a isto. Também foi importante para refletirmos sobre a ética profissional e o respeito ao trabalho entre os diferentes órgãos”, afirmou a assistente Social do CRAS de Guarapuava/PR, Elis Camila Volochati.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a elaboração conjunta de um texto cobrando a abertura de vagas no TJ para as equipes interprofissionais no próximo concurso, incluindo assistentes sociais. O texto terá caráter de abaixo assinado e será publicado no site do CRESS/PR a partir da primeira semana de dezembro.

A conselheira do CRESS/PR, Daniela Möller, integrante da Camara Temática Sociojuridica relata que além do abaixo assinado, outras ações serão tomadas.  O CRESS encaminhará oficio ao Tribunal de Justiça solicitando informação sobre a atual composição das equipes interprofissionais em todo o Paraná e pedirá informações sobre as providências tomadas para o cumprimento do Provimento 36 do CNJ (O provimento contém a recomendação em previsão de recursos humanos para efetivar as ações de responsabilidade dos TJs). Também serão realizadas articulações com outras entidades envolvidas com o direito de crianças e adolescentes para a realização de audiência pública no inicio do ano de 2015.

Confira algumas imagens do debate.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.