Plenária Nacional do conjunto CFESS-CRESS trata sobre o Serviço Social na saúde

alessandra_mesa_parametros_2014Nos dias 30 e 31 de Outubro, o conjunto CFESS-CRESS, realizou a Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS Política de Saúde e Serviço Social, em Brasília (DF). No evento foram debatidos temas como atuação profissional, privatização, além da inserção da profissão nas conferências nacionais e do serviço social nas residências.

Com representantes dos CRESS de todo o país, o evento, que foi definido como pauta no eixo da Seguridade Social no 43° Encontro Nacional CFESS-CRESS, teve início com o presidente do CFESS, Maurílio Matos, e a coordenadora da Comissão de Seguridade Social, Alessandra Ribeiro. Na mesa de abertura, o conselheiro destacou a importância da temática. “A área da Saúde está no centro da atuação de um grande número de assistentes sociais. Por isso, precisamos reafirmar nossa luta coletiva de ruptura com o conservadorismo em todos os espaços sócio-ocupacionais, na defesa das condições éticas e técnicas de trabalho e contra a privatização da Saúde”, afirmou Matos.

Em seguida, a mesa-redonda Política de Saúde na atual conjuntura trouxe uma análise histórica da política de Saúde no Brasil. A primeira a palestrar foi a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e integrante da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Maria Inês Bravo. Ela explicou sobre os três projetos em disputa na política de Saúde brasileira: o projeto da Reforma Sanitária (que entende a saúde como direito social e dever do Estado); o projeto Privatista e o projeto de Reforma Sanitária Flexibilizada.

A professora também apresentou a Frente da Saúde e divulgou os dois abaixo-assinados lançados pelo movimento: um contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e outro pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade 1923/98 (contra a lei de criação das Organizações Sociais). E terminou, agitando os participantes com o brado do movimento: “A nossa luta é todo dia, Saúde e Educação não são mercadoria!”.

ines_bravo_mesa_conjuntura_2014

Quem também compôs a mesa-redonda foi a professora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia. Segundo ela, a categoria de assistentes sociais deve estar inserida na luta contra a privatização da Saúde, processo que, de acordo com a professora, ameaça o caráter público e universal das políticas sociais, limitando ou eliminando o controle social nesses espaços. “Queremos mais recursos para a Saúde, para a Educação, a transparência da gestão e o controle social dos gastos, bem como a valorização do/a trabalhador/a concursado/a”, completou Correia.

Pela tarde, foi realizada à mesa redonda Serviço Social na Saúde: questões postas ao Conjunto CFESS-CRESS com a presença da conselheira do CFESS Alessandra Ribeiro e o presidente do CFESS Maurílio Matos. O primeiro dia de evento terminou com a oficina Indicações para a criação e manutenção dos fóruns estaduais de Saúde. Esse foi o momento em que as representantes da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde Maria Inês Bravo e Valéria Correia explicaram aos/às participantes sobre a caracterização, as estratégias de luta, a agenda e as principais propostas do movimento na defesa da Saúde pública, gratuita, universal e apartidária, no intuito de estimular a criação e fortalecimento das Frentes Estaduais.

A atuação do Conjunto CFESS-CRESS e os desafios da Residência em Saúde

mesa_residencia_2014_plenaria

Na sexta-feira pela manhã, representantes dos CRESS e Seccionais apresentaram relatos de suas atuações nos conselhos municipais e estaduais de saúde, bem como nos fóruns contra a privatização.

Na avaliação da conselheira do CFESS Alessandra Ribeiro, é preciso ampliar de maneira articulada a participação dos regionais nestes espaços, para fazer os inúmeros enfrentamentos que a atual conjuntura, determinada pela política do governo, impõe à classe trabalhadora.

Segundo ela, há certo aparelhamento político dos conselhos de políticas públicas, e as tentativas de privatização da saúde no Brasil são cada vez mais ousadas. Por isso, o Conjunto CFESS-CRESS precisa intensificar sua atuação dentro desses espaços, para defender a saúde como universal, pública e gratuita.

Clique e acesse a publicação Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde.

Informações e Fotos: CFESS