43° Encontro Nacional CFESS-CRESS

Entre os dias 18 e 21 de setembro o CRESS/PR, participou com uma delegação de conselheiros/as do CRESS e da Seccional, assessores/as, assistentes sociais de base e convidados/as, do 43° Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. O evento aconteceu em Brasília, com o tema Projeto Ético-politico do Serviço Social: memória e resistência.

A Delegação do CRESS/PR era composta por Conselheiros/as (Wanderli Machado; Renária Moura Silva; Uilson José Gonçalves de Araújo, Antonio Odair da Silva Junior, Fernanda Lopes de Camargo e Marcelo Nascimento de Oliveira/Seccional), por Assistentes Sociais da Base (Tatiane Monteiro Caldeira, Vivian Berteli de Oliveira, Sandra Mara Bernini, Solange Maria Pimentel e Danniele Gatto), e por convidadas (Tacyla Gislaine de Carvalho Cunha e Dione do Rocio Ponchek).

O evento teve início com a leitura e aprovação do regimento pela conselheira do CFESS Sandra Teixeira e pela conselheira Tanany Reis, do CRESS-PE, anfitrião do evento em 2013. A mesa de abertura era composta pela representante da Enesso, Letícia Rodrigues; pela representante da ABEPSS, Telma Gurgel; pela presidente do CRESS-DF, Marlucia Ferreira do Carmo; e pela vice-presidente do CFESS, Esther Lemos.

Após a mesa, os debates do 43º Encontro Nacional prosseguiram com a conferência O Conjunto CFESS-CRESS na afirmação do projeto ético-político. Logo em seguida o 43° Encontro Nacional teve um momento importante: o lançamento da publicação “Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social – vol. II”. O documento dá visibilidade a dados e informações acerca de irregularidades verificadas pela fiscalização dos CRESS de todo o Brasil nas instituições que oferecem essa modalidade de ensino. CLIQUE AQUI e acompanhe a publicação.

No segundo dia de evento (19) foi organizada uma mesa histórica que reuniu assistentes sociais que enfrentaram exílio, tortura e perseguição na época da ditadura. Depoimentos fortes e emocionados levaram os participantes as lágrimas, na mesa Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura. CLIQUE AQUI e confira todos os detalhes.

Além da mesa as reuniões dos Eixos Temáticos ocorreram no segundo dia (19) e também no terceiro (20). Nessa parte do encontro os participantes debateram, proposta a proposta, as ações do Conjunto no âmbito Administrativo-Financeiro, Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização, Trabalho e Formação Profissional e Relações Internacionais. Os documentos consolidados nos debates passaram por aprovação na Plenária Final do 43°Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, no último dia do evento (21).

Acompanhe as deliberações para os próximos anos, a agenda de eventos do conjunto, a repercussão e as avaliações do 43° Encontro Nacional do CFESS-CRESS, CLICANDO AQUI.

CRESS/PR

Para o CRESS/PR o 43° Encontro Nacional foi bastante produtivo e importante, pois as pautas que foram discutidas no evento são de extrema importância para a categoria como um todo. São pautas que revelam como o profissional enfrenta no dia a dia as dificuldades da profissão que foram discutidas nos intuito de melhorar o funcionamento da profissão.

Para Danniele Gatto, representante do CRESS/PR no Encontro Nacional como assistente social de base, as homenagens aos assistentes sociais que enfrentaram o período da ditadura e o lançamento da publicação sobre irregularidades no EaD mereceram destaque no evento. “A mesa que reuniu os assistentes sociais que enfrentaram a ditadura foi bastante emocionante e o lançamento da publicação referente às irregularidades do EaD foram muito importantes serem tratados no encontro, para que a categoria possa cada vez mais trabalhar em busca dos direitos de toda a população”, afirma Danniele.