NOTA OFICIAL DO CRESS/PR CONTRA A VIOLÊNCIA HOMO-LES-TRANS FOBIAS

O CRESS/PR é o órgão de representação da categoria dos Assistentes Sociais, com área da jurisdição no Estado do Paraná. Como Autarquia Federal, regido pelas Legislações vigentes e pelo Estatuto do conjunto CFESS/CRESS, tem por objetivos principais: fiscalizar, defender e disciplinar o exercício profissional dos Assistentes Sociais em prol da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

No ultimo final de semana do mês de agosto de 2014, foi exibido nas redes sociais o caso  de atos de violência contra um jovem homossexual da cidade de Curitiba/PR por um grupo de taxistas que praticaram diversos tipos de violência, como mostra o vídeo, caracterizados como homofóbicos pelos xingamentos feitos pelos agressores, bem como, pelos ataques. Por sorte, nesta ocasião, a vítima não foi a óbito.

Para o CRESS/PR este casos, lamentavelmente, são apenas a ponta de um imenso  icerberg de violação dos direitos humanos, com ênfase na população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A agressão ocasionada no último final de semana do mês de agosto está circulando na internet e nas mídias sociais como relato de um rapaz que foi agredido física e verbalmente por um grupo de taxistas de Curitiba, porque supostamente vinha “assediando-os” sexualmente. Ressaltamos que o CRESS/PR não defende o assédio sexual, ou quaisquer outras formas de desrespeito às pessoas, desta forma nada justifica a crueldade com que o rapaz foi tratado, existem meios legais e civilizados de se registrar uma queixa.

Diariamente, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) sofrem algum tipo  de violência desta natureza em nosso País. E o mais grave, a cada dois dias, em média, uma pessoa LGBT é assassinada no Brasil, segundo dados do Grupo Gay da Bahia. (http://grupogaydabahia.com.br/)

Posto isto, o CRESS/PR vem se manifestar pela criminalização de qualquer tipo de violência contra a população LGBT e pela punição dos/as responsáveis. Defendemos uma cultura de paz e respeito a livre orientação e expressão sexual.

Solicitamos, ao Poder Executivo, que tome as medidas cabíveis e apure os fatos destes e de outros crimes de violência praticados contra a população LGBT, identificando e punindo  os/as culpados/as, sem deixar os crimes impunes, pois, a impunidade fomenta mais violência.

Vivemos em um país democrático, onde a igualdade e a não-discriminação são preceitos fundamentais. Que a sociedade brasileira se conscientize da gravidade do problema da homofobia, lesbofobia e transfobia e da disseminação de preconceitos. E que o Estado do Paraná aja para garantir direitos e reprimir atitudes de violência e discriminação.

Assista: http://revistaladoa.com.br/2014/09/noticias/taxistas-agridem-rapaz-em-curitiba-que-seria-gay-usando-app-taxi-para-se-oferecer