CRESS realiza capacitação para credenciamento de estágio

Nos dias 4 e 5 de setembro aconteceu em Curitiba o encontro ABEPSS Itinerante, reunindo representantes de Unidades de Formação Acadêmica. Dentro da programação deste encontro o CRESS/PR realizou, no dia 4, a Capacitação para o Credenciamento Online de Campos de Estágio.

A conselheira do CRESS/PR Daniela Moller, representante da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), deu início à capacitação explicando aos supervisores de estágio presentes os motivos da implantação deste sistema unificado. Esta é uma necessidade sentida e debatida no Conjunto CFESS-CRESS há anos e regulamentada após deliberação do Encontro Nacional do Conjunto em 2008. “Com a expansão do ensino e o fenômeno das EADs há a precarização do estágio e com este sistema se pretende ter dados para analisar isso”, comenta Daniela.

Daniela comentou que a capacitação é um momento de ambientação ao sistema unificado e que será utilizado obrigatoriamente a partir de 2015. O envio de informações sobre os campos de estágio pelos cursos de graduação em serviço social é uma exigência prevista tanto na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93), quanto na Resolução CFESS nº 533/2008 (supervisão direta de estágio).

A capacitação foi realizada pela conselheira e pelas Agentes Fiscais do CRESS/PR, Rosangela Colcete e Tacyla Cunha. Para a assistente social presente na capacitação Denise Fank, coordenadora de estágio na UEL, o este treinamento foi importante. “É um trabalho a mais que teremos, mas sabemos da importância que este lançamento de dados vai ter para a fiscalização. Era uma demanda antiga dos CRESS e é um grande avanço para o Serviço Social”, disse Denise.

O Encontro ABEPSS Itinerante é promovido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

Para saber mais sobre a supervisão de estágio confira a Cartilha do CFESS sobre este tema:

http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf