CRESS/PR é empossado como membro do COPED

Além de membro, o CRESS/PR foi eleito para a vice presidência deste espaço

O Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná – COPED é o conselho que tem por principal atribuição a formulação e a fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania. É um órgão de caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, que conta com a participação de representantes do Governo do Estado e de Organizações não Governamentais, entidades e movimentos sociais ligados a defesa dos Direitos Humanos.

Nesta segunda-feira, dia 1 de setembro o CRESS/PR foi empossado como uma das instituições representantes da sociedade civil para o COPED/PR, biênio 2014-2016. Após o CRESS/PR foi eleito para a cadeira de vice-presidência do COPED.

A conselheira Renária Moura é a representante do CRESS/PR no COPED. Ela comenta que a pauta dos direitos humanos é uma prioridade na agenda da categoria profissional e por se tratar de um eixo transversal, os direitos humanos perpassam por toda a agenda política dos/as assistentes sociais. Renária entende como fundamental o CRESS/PR permanecer no COPED, onde pode intensificar a atuação da categoria de Assistentes Sociais em defesa de uma concepção de direitos humanos pautada na diversidade, na transversalidade e na realização do controle social.

A conselheira destacou também a presença do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) como membro do COPED, lembrando que este movimento foi indicado e aprovado por unanimidade para estar entre os representantes da Sociedade Civil. “Eles não precisarem passar por votação e isso mostra a legitimidade do Movimento na área dos Direitos Humanos”, disse Renária.

A cerimônia de posse do COPED foi aberta pela Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, que contextualizou a todos sobre a organização do Estado para a promoção dos Direitos Humanos e comentou sobre o momento atual de atenção ao Sistema Penitenciário. “É uma questão complexa que envolve diferentes setores atuando em conjunto e por isso é importante nós apresentarmos propostas efetivas para identificar quem são as pessoas encarceradas”, disse a Secretária, ao explicar sobre a necessidade de mapear o sistema penitenciário para a formulação e implementação das políticas públicas.

Os/as representantes no COPED foram eleitos em junho, na Conferência Estadual Temática de Direitos Humanos, e outorgados/as pelo Decreto 11944 do Governo Estadual. Confira aqui o Decreto.

As reuniões do COPED são abertas e acontecem toda 1ª segunda feira do mês, no Palácio das Araucárias.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.