Privatização da Saúde: HC é entregue às Ebserh

hospital_clinicas_adesao_ebserh_coun_foto_10Depois de muita violência policial e manobras irregulares por parte da reitoria da UFPR, a sessão do Conselho Universitário aprovou nessa quinta-feira, 28 de agosto, a adesão do HC – Hospital de Clínicas – à Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Sem conseguir adentrar à sessão do Conselho Universitário – realizada na reitoria da UFPR – por conta da resistência popular, vários conselheiros favoráveis à entrega do HC deram seus votos por telefone, contrariando o regimento da Universidade. O Sinditest, sindicato que representa os trabalhadores do HC, já entrou com mandado de segurança pedindo a anulação da sessão.

A mobilização da comunidade reuniu centenas de pessoas no pátio da Reitoria desde muito cedo. Na tentativa de dispersar os manifestantes, policiais lançaram spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes. Foram cenas degradantes e não condizentes com uma instituição de ensino.

Fato consumado – Caso a decisão do Conselho da UFPR não seja caçada pela justiça, a administração do HC será repassada integralmente à Ebserh. Significa que a temporada de contratação sem concurso estará aberta.

Posicionamento do CRESS/PR – O CRESS/PR manifestou-se por diversas vezes afirmando que organizações como a EBSERH são formas de transferir o patrimônio e serviços do Estado a empresas privadas, caracterizando assim uma privatização da saúde, além de violação do Controle Social. O Conselho apoia a luta contra a privatização da Saúde, e defende que o Sistema de Saúde Único seja administrado pelo Estado, garantindo a gratuidade e universalidade de seus serviços e o direito universal a todos/as trabalhadores/as.

O CRESS/PR considera de fundamental importância vigiar e defender o SUS constitucional para que não aconteça a mercantilizarão do ensino, pesquisa e extensão nos hospitais universitários. Com a nova administração a instituição que é pública deixará de priorizar remédios e pesquisas socialmente relevantes, que sanariam os males que mais acometem a população. Passa a ter privilégio remédios e pesquisas comercialmente relevantes, que geram mais lucros aos laboratórios, entre outros. Confira manifesto do CFESS contra a Ebserh

Confira matéria da Gazeta do Povo sobre a votação

* fonte: Sindsaúde-PR