População em Situação de Rua reivindica melhorias

No dia 19 de agosto (terça-feira) aconteceu em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, o Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e contou com atividades em prol da população em situação de rua como cortes de cabelo e manicure, orientações e encaminhamentos de saúde, orientações jurídicas, atividades de lazer e apresentações culturais.

O Dia de Luta da População em Situação de Rua foi realizado pelo Movimento Nacional de População de Rua – MNPR, em parceria com as entidades apoiadoras. O evento lembrou os 10 anos da chacina da Sé, onde quinze pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam nas imediações da Praça da Sé, entre 19 e 22 de agosto de 2004.

Para o Coordenador Nacional do MNPR, Leonildo José Moreira Filho, esse evento é muito importante para as pessoas em situação de rua. “É só lembrar a chacina da Sé, e ver que ela nunca parou. Todos os dias os nossos companheiros da rua são assassinados e ninguém vê isso. Assim você da visibilidade a essas pessoas, você traz uma promotoria, você traz uma defensoria, você traz um poder público, traz vários parceiros pra essa população de rua se sentir confiável e ver que existem parceiros que olham pelos seus direitos”, ressalta o coordenador nacional do MNPR.

“O ato de hoje, é importante para dar visibilidade aos diversos tipos de violações de direitos que ainda na atualidade ocorrem com as pessoas em situação de rua nas nossas cidades” afirma Richard Gomes de Campos, coordenador municipal de assistência social do MNPR em Curitiba.

Para M. S. morador de rua ha 7 anos e portador do vírus HIV, existem muitas dificuldades de morar na rua “a principal delas é que a prefeitura tem um projeto social especifico para cada situação. O homem morador de rua recebe encaminhamento, a mulher recebe encaminhamento, mais para os gays, e travestis isso não existe. A prefeitura nos corta e não nos da encaminhamentos”.

O CRESS/PR participou do Dia de Luta da População em Situação de Rua, representado pelas conselheiras Renária Moura e Wanderli Machado. Para a assistente social Renária Moura é muito importante o CRESS/PR apoiar esse evento. “Além de essa pauta estar na nossa agenda de luta, esse é um compromisso que a gente reconhece como nosso, pois é uma população que historicamente vem sofrendo vários tipos de violência e violações de direitos. Então é papel nosso contribuir para que essa luta seja incluída na agenda das políticas publicas” afirma Renária.

A Fundação de Ação Social – FAS, a Coordenação de acessória de direitos humanos do gabinete do prefeito de Curitiba, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Defensoria Pública do Estado, Conselho Regional de Psicologia, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALEP, Instituto Federal do Paraná curso de Saúde Bucal e o Núcleo de Comunicação da Universidade Federal do Paraná- UFPR, Equipe do Consultório na Rua, estiveram presentes no evento.

Muitas pessoas em situação de rua também estiveram presentes no Dia de Luta e também algumas entidades representantes da sociedade civil, tais como Pastoral do Povo da Rua, Província – Casa de Acolhida São José, ABASC, Toca de Assis, entre outras entidades apoiadoras.

Confira as fotos do Dia de Luta da População em Situação de Rua.