Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua

O 19 de agosto é considerado o Dia de Luta para o Movimento Nacional da População de Rua – MNPR. Este dia contará com ações em diversos municípios do País, em memória aos 10 anos da chacina da Sé, onde quinze pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam nas imediações da Praça da Sé, entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004. Sete pessoas morreram e oito ficaram feridas. Na época, as investigações apontaram para uma operação de extermínio executada por policiais. Até hoje os crimes não foram solucionados.

No Paraná, o MNPR com o apoio de um coletivo de entidades e movimentos sociais, realizará atos em Curitiba, Londrina e Paranaguá. Em Curitiba, acontecem palestras em Universidades e Seminários Públicos durante a semana e o ato público acontece no dia 19 de agosto.

Participe

Atividades em Curitiba

O CRESS/PR convida todos a participarem neste dia de atividades na Praça Rui Barbosa, a partir das 14h. Serão realizados cortes de cabelo e manicure, orientações e encaminhamentos de saúde, orientações jurídicas, torneio de futebol, atividades de lazer e apresentações culturais. Ainda no período da noite acontece uma vigília para chamar a atenção sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que estão nesta situação de ter que usar a rua como local para dormir.

No dia 20, logo pela manhã, haverá uma passeata até a Sede do Governo do Estado, com o objetivo de solicitar a implementação definitiva da Política Estadual para a População em situação de Rua e de requisitar mais atenção e presteza da justiça, quanto aos casos contra essas pessoas.

Atividades em Londrina

A Seccional do CRESS de Londrina convida para o ato que também acontece no dia 19 das 14h às 18h na Concha Acústica, no centro da cidade. Serão realizadas apresentações de Hip Hop, concurso de Rimas e haverá orientações jurídicas. Também acontece um abraço coletivo como ato simbólico da paz.

Saiba mais – confira o flyer sobre o Dia de Luta no Paraná

Mais Informações: Movimento Nacional da População de Rua – MNPR –PR (41)3233-9431/ (41) 3232-1576

Compõem o grupo de entidades apoiadoras do Dia de Luta:

FAS Curitiba
Núcleo de Práticas Jurídicas/UFPR
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR
Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS
Associação Batista de Ação Social – ABASC
CRESS-PR e Seccional de Londrina
Toca de Assis
Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher
Conselho Regional de Psicologia-PR