Você foi Assistente Social no período da Ditadura?

logo_ssnaditaduraParticipe do Projeto “Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura militar” que visa reunir depoimentos dos assistentes sociais que sofreram violações de direitos no período de 1964 a 1988.

Durante os anos de repressão, vários sujeitos, numa histórica trajetória de lutas sociais, sofreram tortura e morreram em defesa da liberdade, da justiça social e da revolução. Muitos ainda estão desaparecidos. Por isso, resgatar essa história é necessário, não só para que não se percam as conquistas e frutos dessas muitas lutas e resistências, mas também para a mudança do presente e do futuro.

Por isso o CFESS, em conjunto com os CRESS regionais, pede para que os assistentes sociais que trabalharam no período de 1964 a 1988 deem seus depoimentos de como era trabalhar nessa época de repressão da história Brasileira.

O projeto tem como finalidade a organizações dos depoimentos de assistentes sociais em um livro, que será entregue a Comissão Nacional da Verdade neste ano.

Se você é assistente social, vivenciou o período da Ditadura Militar (1964-1988) e sofreu violações de direitos em decorrência do momento político do país, veja passo a passo como participar do projeto:

Passo 1
Clique aqui e faça o download do formulário de depoimento e denúncia do projeto “Serviço Social, memórias e resistências contra a Ditadura Militar”. 

Passo 2
Preencha-o respondendo, em até 6 laudas (15 mil caracteres), as seguintes questões:
Nome completo:
Universidade em que estudou:
Que tipo(s) de violência(s) sofreu?
Como aconteceu? Onde? Quando? (descreva o fato)
À época, participava de algum movimento ou partido de resistência? Qual?
Chegou a ser preso(a), exilado(a), demitido(a) ou perseguido(a)?
Se sim, sob qual alegação?
Cumpriu pena? Onde?
Você denunciou os fatos e violações ocorridas? Para quem?
Buscou a Justiça para ser reparado(a)?
Recebe alguma reparação do Estado? Espera receber?
Como as violações rebateram em seu cotidiano profissional?
Deixe uma mensagem para estudantes de serviço social e assistentes sociais que não vivenciaram o período da Ditadura, abordando a importância de se resgatar a memória da luta contra o Regime Militar.

Passo 3
Salve o arquivo e envie para o e-mail [email protected]

Passo 4
Se tiver interesse, envie também fotos e outros documentos que registrem o momento histórico que vivenciou.

Participe, pois isso contribuirá para que não só a categoria e estudantes de Serviço Social, mas toda a sociedade conheça assistentes sociais que lutaram pela liberdade e democracia no país.

 

 

fonte: CFESS