Conselheiros/as tomaram posse no CEAS

Nos dias 17 e 18 de julho aconteceu em Curitiba a 1ª reunião ordinária da nova gestão Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Paraná, no Palácio das Araucárias. Durante o evento foi realizada a solenidade de posse dos/as novos/as membros deste espaço, que ficarão na gestão até 2016. O CEAS é um conselho que conta com a participação de 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo.

Nesta nova gestão o CRESS/PR conta com quatro representações como titulares e duas como suplentes. Representam o CRESS no CEAS: Mileny de Lima, da regional de Jacarezinho; Dionéia Edlyng Maciel Van Ryn, da regional de Guarapuava; Silvana Hertz de Oliveira, regional de Cianorte e Denis Cezar Musial, regional de Irati (Titulares); e também Rosilene Lavezzo Mello, regional de Pitanga e Andréia Gomes dos Santos, regional de Paranaguá (suplentes).

Entre as funções dos/as representantes está a aprovação e acompanhamento da Política Estadual de Assistência Social, bem como avaliar e fiscalizar os serviços de assistência prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado. Também há a atribuição de avaliar as condições de acesso da população aos serviços de assistência e propor políticas que visem à promoção, proteção e defesa dos usuários do Sistema de Assistência no Paraná.

Para Mileny de Lima, que atua em Salto do Itararé e representa a regional de Jacarezinho, a participação no CEAS é vista como uma oportunidade de interiorização das boas práticas na política Assistência Social. No mesmo sentido a representante da regional de Guarapuava, Dionéia, comenta que foi indicada para ser a representante no CEAS para fazer a ponte entre o que ocorre em todo o Paraná e o que ocorre em sua região, buscando o fortalecimento da política da assistência.

Silvana, que atua em Japurá e representa a regional de Cianorte, comenta que a participação no CEAS será direcionada para lutar pelo trabalho focado em melhorias para os programas e projetos. Mas também ressalta que o CEAS é um espaço que pode contribuir para maior valorização dos/as profissionais que atuam nesta política.

Já o representante de Irati, Denis, lembra que representar o CRESS no CEAS permeia a luta pelo projeto ético-político da profissão, como forma de lutar pela garantia de direitos e responsabilidade do estado. Ele ressalta que a inserção do Serviço Social no SUAS é fundamental e que os/as conselheiros devem representar a sociedade civil neste espaço pensando em garantir a qualidade dos serviços sócio assistenciais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.