Conselheiros/as tomaram posse no CEAS

Nos dias 17 e 18 de julho aconteceu em Curitiba a 1ª reunião ordinária da nova gestão Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Paraná, no Palácio das Araucárias. Durante o evento foi realizada a solenidade de posse dos/as novos/as membros deste espaço, que ficarão na gestão até 2016. O CEAS é um conselho que conta com a participação de 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo.

Nesta nova gestão o CRESS/PR conta com quatro representações como titulares e duas como suplentes. Representam o CRESS no CEAS: Mileny de Lima, da regional de Jacarezinho; Dionéia Edlyng Maciel Van Ryn, da regional de Guarapuava; Silvana Hertz de Oliveira, regional de Cianorte e Denis Cezar Musial, regional de Irati (Titulares); e também Rosilene Lavezzo Mello, regional de Pitanga e Andréia Gomes dos Santos, regional de Paranaguá (suplentes).

Entre as funções dos/as representantes está a aprovação e acompanhamento da Política Estadual de Assistência Social, bem como avaliar e fiscalizar os serviços de assistência prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado. Também há a atribuição de avaliar as condições de acesso da população aos serviços de assistência e propor políticas que visem à promoção, proteção e defesa dos usuários do Sistema de Assistência no Paraná.

Para Mileny de Lima, que atua em Salto do Itararé e representa a regional de Jacarezinho, a participação no CEAS é vista como uma oportunidade de interiorização das boas práticas na política Assistência Social. No mesmo sentido a representante da regional de Guarapuava, Dionéia, comenta que foi indicada para ser a representante no CEAS para fazer a ponte entre o que ocorre em todo o Paraná e o que ocorre em sua região, buscando o fortalecimento da política da assistência.

Silvana, que atua em Japurá e representa a regional de Cianorte, comenta que a participação no CEAS será direcionada para lutar pelo trabalho focado em melhorias para os programas e projetos. Mas também ressalta que o CEAS é um espaço que pode contribuir para maior valorização dos/as profissionais que atuam nesta política.

Já o representante de Irati, Denis, lembra que representar o CRESS no CEAS permeia a luta pelo projeto ético-político da profissão, como forma de lutar pela garantia de direitos e responsabilidade do estado. Ele ressalta que a inserção do Serviço Social no SUAS é fundamental e que os/as conselheiros devem representar a sociedade civil neste espaço pensando em garantir a qualidade dos serviços sócio assistenciais.