Realizada a Assembleia do CRESS/PR

No sábado, dia 28 de junho, foi realizada a primeira Assembleia Geral do CRESS/PR do ano. Foi também a primeira Assembleia realizada pela nova gestão do Conselho. Na pauta do dia estava a apresentação das ações realizadas no primeiro semestre, além da eleição dos/as delegados/as para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sul.

A gerente do CRESS/PR, Dione Poncheck, com suporte da assessoria contábil do conselho, realizou a apresentação sobre as questões administrativo-financeiras deste primeiro semestre, apontando também uma previsão orçamentária para o segundo semestre. O balanço financeiro apresentado na Assembleia já consta no Portal da Transparência do site do CRESS/PR.

As ações realizadas pelo conselho no primeiro semestre foram apresentadas pela Coordenadora Técnica do CRESS/PR, Elda Corrêa com destaques para os diversos eventos apoiados pelo Conselho realizados em parceria com movimentos sociais. As ações neste período foram noticiadas no site do CRESS/PR e alguns destaques constam também nos jornais fortalecer. A conselheira Clarice Metzner contextualizou as atividades realizadas pelo conselho: “Nossas ações não são voltadas exclusivamente para a categoria de assistentes sociais e isso nos diferencia de outros conselhos”, disse a conselheira, afirmando que o CRESS/PR tem as lutas da categoria como prioridade mas também atua em articulação com diversas temáticas relacionadas à defesa dos direitos, por meio das diversas câmaras temáticas. Ela explicou que as ações do CRESS/PR são vinculadas a um conceito ampliado de Direitos Humanos, e essas ações se dão pela participação em conferências, articulação com movimentos sociais, cessão do espaço físico para diversos movimentos e coletivos, frentes, entre outras participações.

Para os/as participantes, a Assembleia além de um momento de prestação de contas e tomada de decisões, é entendida como um momento de aproximação e fortalecimento das lutas. Entre as participantes da Assembleia haviam representantes dos diversos NUCRESS (Núcleos do CRESS) que integram o CRESS/PR. Bruna Vieira Moreira, representante do NUCRESS de Umuarama, percebe esta nova gestão do Conselho como uma gestão que já busca aproximar ainda mais o conselho dos NUCRESS. Ela destaca que pretende promover na região maior engajamento na luta pela efetivação das 30 horas para assistentes sociais de todos municípios e já realiza diálogos com a gestão do CRESS para apoio nesta luta. Também está no rol de prioridades de Umuarama, segundo Bruna, o fortalecimento da luta para regularizar a questão das solicitações de laudos e estudos do poder judiciário para assistentes sociais dos municípios.

A Assembleia contou com outros informes e finalizou com a eleição dos/as delegados/as para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sul.

Foram eleitos para o Encontro Descentralizado da Região Sul, que acontece de 30/07 a 01/08 em Florianópolis:

Pela Gestão: Marcelo Nascimento de Oliveira, Fernanda Lopes de Camargo, Antônio Odair da Silva Júnior, Augusto Luiz de Lima, Wanderli e Renária Moura da Silva

Pela Base: Solange Pimentel, Sandra Mara Bernini, Daniele Gatto, Vivian Bertelli. Suplentes: Sueli Coutinho e Priscila Moreno.
Participarão como observadores: Uilson José Gonçalves Araujo, Ilda Lopes Witiuk e Roselaine das Dores Nogueira

Confira fotos da Assembleia: