Saiba mais sobre a participação do CRESS/PR no COPED

Durante os dias 6 e 7 de junho, aconteceu em Curitiba a Conferência Estadual Temática de Direitos Humanos, realizada com o objetivo eleger a nova gestão do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED/PR). A ampla participação da categoria profissional e a articulação com os movimentos sociais possibilitaram ao CRESS/PR uma eleição expressiva.

As entidades eleitas para nova gestão do COPED, tinham como prazo até o dia 23 de junho para apresentar os nomes dos seus representantes, que irão assumir o papel de conselheiro.

No caso do CRESS/PR, o nome indicado foi o da assistente social Renária Moura que já vem da gestão anterior do COPED.

De acordo com Renária, a pauta dos direitos humanos é uma prioridade na agenda da categoria profissional e por se tratar de um eixo transversal, os direitos humanos perpassam por toda a agenda política dos/as assistentes sociais.

A mesma afirma, por esta razão, entender como fundamental o CRESS/PR permanecer no COPED, onde pretendemos intensificar nossa atuação em defesa de uma concepção de direitos humanos pautada na diversidade, na transversalidade e na realização do controle social.

Para a presidenta do CRESS, a assistente social Wanderli Machado, nossa presença no COPED está comprometida com uma agenda de prioridades que envolve: a proposição da criação de Conselhos Municipais de Direitos Humanos, a revisão e aprovação do Anti Projeto de Lei, que entre outras alterações, prever atribuições ao COPED para “avaliar deliberar e participar de fiscalização de políticas públicas destinadas à promoção, sistematização e ao desenvolvimento da proteção dos direitos humanos” e trata ainda da ampliação de participação da sociedade.

O CRESS/PR aproveita para agradecer o apoio da base, representada pelos Núcleos de Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Maringá e alunos do curso de Serviço Social da UNIOESTE – Campos Toledo, presentes na Conferência.