CRESS/PR na Conferência Estadual Temática de Direitos Humanos

Conselho foi eleito como membro do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED/PR) no próximo biênio

10451718_640367782707944_9207624807806833028_nO CRESS/PR participou da Conferência Estadual Temática de Direitos Humanos que aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, representado pelos/as conselheiros/as Renária Moura, Uilson Araújo, Wanderli Machado e Ilda Lopes Witiuk e também com representações da base, dos NUCRESS de Pato Branco, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Maringá. O evento foi realizado com a proposta de discutir e priorizar as ações que serão desenvolvidas pelo Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED/PR) no próximo biênio. A promoção é do próprio COPED e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DEDIHC).

No primeiro dia da Conferência, dia 6 de junho, houve uma palestra sobre o principal tema do evento “Estado e Direitos Humanos”, logo após, a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná exibiu o Portal da Transparência Carcerária. Já no sábado dia 7 de junho houve a apresentação do documento elaborado pela Comissão Organizadora e das ações do COPED no estado.

Em seguida foram iniciadas as discussões sobre o processo eleitoral, que continuaram até às 17h30. A finalidade foi realizar a eleição de Organizações não Governamentais que vão compor o COPED/PR no mandato 2014-2016.

Conheça as Entidades da Sociedade Civil Eleitas para o COPED/PR biênio 2014-2016

TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL NO COPED:

1- ASSOCIAÇÃO NOVO AMANHÃ – Sarandi
2- ASSOCIAÇÃO DE REFLEXÃO E AÇÃO SOCIAL – Maringá
3- CDH – Londrina
4- INSTITUTO MUSICAL HARMONIA E PAZ – Cascavel
5- MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃODE RUA – Curitiba
6- SINDARSPEN – Curitiba
7- CRESS/PR – Curitiba
8- DOM DA TERRA – Curitiba

SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL NO COPED

9- INSTITUTO PARANAENSE DOS CEGOS
10- CONSEG 1 DE MAIO
11- AVIS
12- GRUPO TORTURA NUNCA MAIS
13- GRUPO ESPERANÇA
14- GRUPO DIGNIDADE
15- COMITE ARABE BRASILEIRO DE SOLIDARIEDADE
16- SDH-PAZ

O COPED é um órgão de caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, que conta com a participação de representantes do Governo do Estado e de Organizações não Governamentais, ligadas a defesa dos Direitos Humanos. O COPED tem por principal atribuição a formulação e a fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania. Possui ainda o dever de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe sejam dirigidas, bem como estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.