2º Dia de Oficinas – Dia do/a Assistente Social

O ciclo de Oficinas realizadas pelos CRESS/PR em comemoração ao Dia do/a Assistente Social teve continuidade na terça-feira, dia 20 de maio.

Dando início aos debates do dia, Toni Reis coordenou a Oficina “Agentes de cidadania LGBT – nem rótulos, nem preconceitos: respeito”. Toni, que é fundador do Grupo Dignidade, falou sobre a sua atuação na organização e suas experiências pessoais, além de explicar sobre os princípios e conceitos da população LGBT. O palestrante também abordou a questão histórica e social da causa, citando as leis e portarias existentes hoje que auxiliam na luta pelos direitos e pela igualdade desta população.

Toni também ressaltou a importância do conjunto CFESS-CRESS autorizar o uso Nome Social nos documentos oficiais para a população de Assistentes Sociais Travestis e Trans, colaborando para o fim de situações constrangedoras. Ao fim de sua fala, Toni abriu espaço para sanar as possíveis dúvidas.

 

A segunda oficina do dia ocorreu no período das 19h às 21h e encerrou o ciclo de oficinas em comemoração ao Dia do/a Assistente Social em Curitiba. A Oficina”Promotoras Legais Populares: contribuições para o trabalho do/da assistente social em gênero e direitos” proporcionou debate sobre o papel dos/as Assistentes Sociais no empoderamento das mulheres. O Projeto Promotoras Legais Populares oferece a formação de mulheres para combater a violência de gênero por meio da educação popular. As palestrantes explicaram como acontece esta metodologia, comentando: “O principal objetivo da atividade de hoje é que os/as assistentes sociais possam utilizar este intrumento metodológico nos espaços de trabalho”. Elas contextualizaram a fala trazendo dados sobre a violência cometida contra a mulher e que revelam a desigualdade de gênero. Apontaram que as mulheres representam a maior parte da população abaixo da linha da pobreza no mundo; que o salário é em média 30% menor para mulheres; que mulheres são tratadas na publicidade como objetos; 1 em cada 5 mulheres já sofreu algum tipo de violência; entre outros dados. “Por estas razões é necessário ainda nosso curso para empoderamento da mulher, bem como políticas afirmativas para as mulheres, buscando a igualdade”. Para conhecer melhor o projeto das Promotoras Legais Populares o blog é www.plpscuritiba.wordpress.com. Confira fotos da Oficina.

A programação do Dia do/a Assistente Social em Curitiba segue hoje com a Mesa Redonda:
“Violação de diretos em tempos de megaeventos: o que o/a assistente social tem a ver com isso?’, às 19j na APP – Sindicato – Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR.