Conselhos de Serviço Social questionam: “Na Copa, comemorar o quê?”

A campanha do Dia do(a) Assistente Social, comemorado em 15 de maio, questiona os investimentos na Copa em detrimento de melhores políticas públicas

No dia 15 de maio se comemora o Dia do(a) Assistente Social e faltando pouco menos de um mês para Copa, o Conselho Federal (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) lançam a campanha “Na Copa, comemorar o quê?”.

A campanha lançada em razão do Dia do(a) Assistente Social em 2014 vai além da comemoração entre profissionais da categoria. É um protesto público aos altos investimentos em estádios e obras emergenciais de pouca resolutividade; inúmeras violações de direitos humanos sobre a população mais pobre do país, como despejos e desapropriações truculentas de pessoas em assentamentos informais; e mortes de operários nas obras para a construção de estádios.

Existem muitos(as) assistentes sociais que atuam com execução de políticas públicas para a população brasileira, principalmente pelo direito à cidade. Essa atividade profissional permitiu a estes(as) profissionais atestar que há inúmeras famílias que não acessam seus direitos fundamentais como transporte, habitação, saúde e educação e que em outras situações o acesso é precário e de pouca qualidade. Os(as) assistentes sociais acompanham as demandas da população brasileira, por isso questionam as prioridades dadas à Copa em detrimento das políticas públicas para a população.

No Paraná, o Conselho Regional de Serviço Social(CRESS/PR) destaca em seus canais de comunicação a arte da campanha com a frase: “Nosso grito é para que a população tenha acesso aos seus direitos”, evidenciando como papel do(a) assistente social a luta pela garantia de direitos. Para as comemorações do dia 15 de Maio há uma programação especial para os assistentes sociais do Estado, confira.