Nota em defesa de políticas públicas para a juventude

arte_materia_juventudeConfira a publicação CFESS Manifesta de 2014 abordando esta temática e o posicionamento do CRESS/PR.

É preocupante saber que parte da população, da mídia e a da política brasileira só discute a questão da juventude quando o assunto é redução da maioridade penal. Muito se fala em punir, discurso que se sobrepõe ao que realmente deveria estar em pauta: investimento em política pública para jovens de todo o país.

Por esse motivo, o primeiro CFESS Manifesta de 2014 faz um apelo: a juventude brasileira precisa de política pública! Só que não é qualquer política que o serviço social defende.

“O desenvolvimento de políticas para a juventude na América Latina e no Brasil foi determinado pelos problemas dos/as jovens na sociedade e pelos desafios de como lhes facilitar seus processos de transição e integração ao mundo adulto. Os distintos enfoques das políticas evidenciam um marcado traço integracionista, orientadas a facilitar a incorporação dos jovens à sociedade, mediante a melhora dos mecanismos que asseguram a transição à etapa adulta. Supõem, portanto, que os problemas de inserção estão nos/as jovens, além de uma visão adultocêntrica, que situa o/a adulto/a como ponto de referência para o mundo juvenil. Nesse sentido, a juventude só passa a ser objeto de ação quando representa ‘perigo’, ‘ameaça’, ou seja, as políticas de juventude não nascem a partir da constituição de um espaço de visibilidade da condição juvenil, incluindo sua diversidade e uma concepção ampliada de direitos”, diz trecho do documento.

Acesse aqui o CFESS Manifesta sobre políticas públicas para juventude

Em consonância com o Conjunto CFESS-CRESS, o CRESS/PR apoia o investimento em políticas públicas voltadas à juventude brasileira, reconhecendo-a como portadora de diferenças e singularidades que constroem sua pluralidade e diversidade, e repudia todo e qualquer retrocesso e violação dos direitos desta população, como medidas punitivas como a redução da maioridade penal e o aumento do tempo de internação de adolescentes autores/as de ato infracional.

Entre as ações recentes, em novembro de 2013 o CRESS/PR participou de um coletivo que se articulou com o intuito de dar visibilidade ao extermínio da juventude negra, realizando ações em Curitiba: https://cresspr.org.br/site/confira-como-foi-a-aula-publica-contra-o-exterminio-da-juventude-negra/. O CRESS/PR também já se posicionou com relação à questão da redução da maioridade penal. Confira aqui a nota do CRESS/PR se posicionando contrário à redução da maioridade penal e contra a ampliação do tempo de internação. https://cresspr.org.br/site/nota-publica-sobre-a-reducao-da-idade-penal-e-ampliacao-do-tempo-de-internacao/

*fonte: CFESS
Arte: Rafael Werkema/CFESS