Aberta as inscrições de chapas para o Conjunto CFESS-CRESS

eleicoes214-2017Confira os documentos da Comissão Nacional Eleitoral que explicam os procedimentos e requisitos

Iniciou no dia 9 de janeiro o prazo para a inscrição de chapas para as próximas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de março de 2014. O processo elegerá as gestões do CFESS e dos CRESS e Seccionais para o triênio 2014-2017.

Até 20 de janeiro de 2014, assistentes sociais poderão inscrever as chapas para o processo eleitoral. Conselheiros/as do CRESS/PR e da seccional de Londrina, bem como do CFESS poderão se desincompatibilizar das atuais gestões para concorrer à reeleição. A posse das novas gestões ocorrerá em 15 de maio de 2014, Dia do/a Assistente Social.

Quem for inscrever chapas deve ter atenção a todos os requisitos para participação, bem como conferir a documentação necessária para tal. Ao final desta matéria, estão disponíveis para download todos os modelos de documentos e declarações, bem como a Instrução CNE nº 1/2013, da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que lista as exigências para as inscrições. Todos os documentos já foram enviados aos CRESS e Seccionais, onde podem ser retirados pelos/as interessados/as.

“O processo eleitoral reforça o caráter ético e democrático das ações do Conjunto CFESS-CRESS. Nossas entidades são geridas por representantes eleitos/as diretamente por profissionais, de maneira não obrigatória, possibilitando a participação de todos/as os/as assistentes sociais regularmente inscritos/as nos CRESS”, afirma a presidente da CNE e conselheira do CFESS Ramona Carlos.

Participação da categoria

O CRES/PR convida a categoria de Serviço Social do Estado do Paraná a participar do processo eleitoral, exercendo assim seu direito de voto, escolhendo seus representantes na direção do CFESS e CRESS. Todos/as assistentes sociais regularmente inscritos/as nas Regionais podem votar, portanto, quanto maior a participação dos/as profissionais, maior a legitimidade do processo.

É importante enfatizar que o/a profissional, ao exercer seu direito de voto, além valorizar o exercício democrático, elegerá representantes que contribuirão para a qualificação e o aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política.

  • Acesse abaixo os documentos do processo eleitoral 2014:

Portaria CFESS nº 24/2013 – institui a Comissão Nacional Eleitoral

Instrução CNE nº 1/2013 – requisitos para inscrição de chapas

Calendário eleitoral

Edital de convocação das eleições do Conjunto CFESS-CRESS

Código Eleitoral

  • Anexos:

1 – Requerimento para registro de chapa

2a – Relação de candidatos para inscrição de chapa no CRESS

2b – Relação de candidatos para inscrição de chapa na Seccional

2c – Relação de candidatos para inscrição de chapa no CFESS

3 – Declaração pessoal de cargo na composição da chapa

4 – Declaração de antecedentes

5 – Declaração do CRESS, para atestar regularidade de componentes das chapas

6 – Solicitação de desincompatibilização de conselheiro/a das gestões atuais

7 – Declaração de conselheiro/a das gestões atuais sobre composição de chapas

8 – Solicitação de licença para funcionário/a do CRESS/Seccional para composição de chapas

*Com informações de CFESS
Arte: Rafael Werkema