Instituições do Paraná se unem para criar a Frente Estadual ‘Drogas e Direitos Humanos’

O lançamento será nesta quinta-feira (5/12), em Curitiba, durante o Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial

A Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do Paraná (FEDDH-PR) será lançada no dia 5 de dezembro durante o I Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial, que acontece em Curitiba. A criação desta rede de instituições representa um marco da luta da sociedade civil por melhorias nas políticas da Saúde Mental no estado.

A Frente Estadual é uma iniciativa de entidades e movimentos sociais que defendem mudanças nas políticas sobre drogas nacionais e executadas no Paraná. Integram a Rede: Sindicato dos Psicólogos no Paraná, Conselho Regional de Serviço Social – PR, Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Coletivo da Luta Antimanicomial do Paraná, Marcha da Maconha – Curitiba, Centro Acadêmico de Farmácia da UFPR, Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEFAR, Liga Humanista Secular, Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e Núcleo de Prática Jurídica da UFPR.

As entidades integrantes desta Frente publicaram uma carta em que declaram não concordar com as políticas atuais de enfrentamento às drogas, argumentando que elas centralizam ações prioritariamente na punição dos usuários de drogas, como no ‘Plano Crack – É possível Vencer’ do governo federal. De acordo com os integrantes da Frente, este Plano atua centrado no tratamento pela internação e pela abstinência, indo contra os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira. Também argumentam que as atuais políticas geram maior criminalização dos usuários de drogas e isto tem justificado abordagens policiais mais truculentas junto à população mais empobrecida.

Entre as medidas a serem combatidas pela Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos está a medida de Internação Compulsória, considerada uma ação ‘higienizadora’, ou seja, voltada para tirar o usuário da rua para deixar a rua mais bonita, ao invés de priorizar o tratamento real e efetivo ao usuário. A FEDDH-PR atuará na defesa de uma Política de Segurança Pública baseada na garantia dos direitos humanos e sociais e na não repressão policial. Atuará contra as ações higienizadoras e criminalizadoras da pobreza. Assume a luta pelos princípios da Luta Antimanicomial e da Redução de Danos no acolhimento e no tratamento de usuários abusivos de drogas.

A Frente Estadual tem sido articulada no Paraná desde a criação da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos, criada em 2012 reunindo entidades e movimentos sociais que lutam por políticas públicas de drogas baseadas nos direitos humanos.

Mais informações:
http://frenteddhparana.wordpress.com/manifesto-estadual/