Lançamento Frente Drogas e DH-PR – 5/12

A Frente representa uma etapa importante na luta pela saúde mental

A Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do Paraná (FEDDH-PR) será lançada durante o I Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Curitiba. A criação deste espaço coletivo de luta representa um marco para a Luta pela Saúde Mental no estado. O espaço vai ser o braço regionalizado da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH),criada em 2012 reunindo entidades e movimentos sociais.

Diversas entidades e movimentos, incluindo o CRESS/PR, têm se articulado desde a criação da Frente Nacional em um comitê Pró-Frente Estadual, que se fortaleceu desde as manifestações do Dia de Luta Antimanicomial (18 de maio).

A FEDDH-PR atuará na defesa de uma Política de Segurança Pública baseada na garantia dos direitos humanos e sociais e não na repressão policial, ações higienizadoras e criminalizadoras da pobreza. Assume o posicionamento contra a atual política de drogas e luta pelos princípios da Luta Antimanicomial e da Redução de Danos no acolhimento e no tratamento de usuários abusivos de drogas nos princípios do SUS.

A lançamento da Frente Estadual será marcado com a distribuição do Manifesto construído por este coletivo de entidades e movimentos. O documento organiza os princípios da FEDDH-PR e pode ser conferido em sua integralidade no blog: http://frenteddhparana.wordpress.com/manifesto-estadual/

A Frente é formada pelo Sindicato dos Psicólogos no Paraná – SINDYPSI-PR, Conselho Regional de Serviço Social – PR, Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP-08, Coletivo da Luta Antimanicomial do Paraná, Marcha da Maconha – Curitiba, Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Paraná – CAF UFPR, Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEFAR, Liga Humanista Secular, Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e Núcleo de Prática Jurídica – NPJ UFPR .