Realizada a assembleia do CRESS/PR

No sábado, dia 5DSC_0038 de outubro o CRESS/PR realizou sua Assembleia Geral Ordinária. A abertura foi feita pela conselheira presidenta do CRESS/PR, Maria Izabel S. Pires, seguida pela apresentação da gerente do Conselho, Dione Poncheck que informou sobre como se dará a prestação de contas ao TCU e sobre novos procedimentos administrativos que já vêm sendo tomados para atender às exigências legais pertinentes aos Conselhos. Neste início da Assembleia ela e o conselheiro tesoureiro, Rafael Garcia, deram também informes sobre o encerramento da campanha de fortalecimento do conjunto CFESS-CRESS, comentando que será sistematizada a pesquisa realizada sobre o perfil da inadimplência no conjunto.

Deliberações do Encontro Nacional

DSC_0064Um dos pontos da Assembleia foi a apresentação das propostas deliberadas no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, por eixo temático. No eixo da Seguridade a conselheira Wanderli Machado comentou sobre a área da Saúde, ressaltando a importância da Luta pelo SUS constitucional e o desafio de construir o SUS em meio ao neoliberalismo. No mesmo eixo, a assistente social Karen Albini relatou sobre as propostas relacionadas à política de Assistência e a conselheira Renária sobre as deliberações de Direito à Cidade, lembrando que o conjunto desenvolverá ações políticas de combate aos impactos sociais negativos gerados pela realização dos Mega Eventos esportivos no Brasil. A presidenta do CRESS/PR, Maria Izabel S. Pires, trouxe relato sobre o eixo de Formação e lembrou da proposta de reativar a Câmara temática de Trabalho e Formação do CRESS/PR. O eixo da Ética foi apresentado pelo conselheiro Uilson Gonçalves que entre os pontos relatados comentou das ações que deverão ser realizadas como debates sobre descriminalização de drogas. As propostas do eixo da Comunicação deliberadas no Encontro foram apresentadas pelas Conselheiras Vera Armstrong e Rosenilda Garcia. Entre as deliberações esteve a definição do tema do dia do/a assistente social de 2014 para debater os impactos dos megaeventos esportivos na sociedade. As conselheiras também fizeram repasse sobre as discussões realizadas no 3º Seminário Nacional de Comunicação do conjunto. As deliberações do eixo Administrativo/Financeiro foram apresentadas pelo conselheiro Rafael Garcia e pela gerente do CRESS/PR Dione Poncheck. Ela também apresentou relato do eixo da Fiscalização. O Relatório completo do Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS está publicado no site do CFESS. Para acessá-lo clique aqui.

Prestação de Contas e Plano de Ações
DSC_0058A prestação e contas do ano de 2013 foi apresentada em duas etapas, primeiro pela coordenadora técnica do CRESS/PR, Elda Correa que elencou as ações realizadas. Depois pelo conselheiro Rafael Garcia e pela assessoria contábil, que apresentaram demonstrativos financeiros com as despesas e as receitas detalhadas do Conselho.
O Plano de ações para 2014 foi apresentado pela gerente do CRESS/PR. Ela apresentou as ações continuadas e regimentais a serem realizadas, porém o Conselho adota o planejamento participativo como medida, realizado posteriormente em conjunto com os NUCRESS.

Anuidades
DSC_0154A votação do reajuste da Anuidade foi debatido na Assembleia para então ser deliberado o reajuste de 8% para 2014. Foi explicado que esta deliberação por haver o reajuste veio do Encontro Nacional e ficou para votação apenas a decisão do valor, dentro de um percentual mínimo e máximo. Com o valor do reajuste o conselho poderá também repassar os reajustes nos contratos que possuí e manter as ações que desenvolve.

Encontro NUCRESS

DSC_0168No período da tarde ocorreu o Encontro entre os NUCRESS para o planejamento de ações para 2014. Além de conselheiros do CRESS/PR participaram representantes dos Núcleos de Cascavel, Londrina (seccional), Campo Mourão, União da Vitória, Cornélio Procópio, Ivaiporã e Foz do Iguaçu. A assistente social de União da Vitória, Adriana Nepomuceno, comentou ao início do encontro: “é uma ótima oportunidade esta de poder planejar e contribuir com as ações do Conselho. Vou repassar todos os conteúdos debatidos e as ações previstas para a categoria na minha região” comentou ela, falando sobre a expectativa de em 2014 manter atividades voltadas à formação da categoria na região, com regularidade.