‘Café com mídia’ e a privacidade na internet

Confira como foi o evento realizado no CRESS/PR sobre o Serviço Social e Mídia

DSC_0029

Em 4 de outubro, às 14 horas, o CRESS/PR realizou em sua sede o encontro ‘Café com Mídia’ inserindo na categoria do Serviço Social do Paraná um debate sobre a necessidade de democratização da mídia no Brasil. Para exposição do tema o CRESS/PR contou com Sérgio Bertoni, idealizador da plataforma Blogoosfero, uma rede social livre, que privilegia a liberdade de expressão.

DSC_0022O convidado iniciou a sua fala comentando sobre como a mídia tem de forma geral pautado questões sociais. “Se um menino que estava nas ruas consegue ser reinserido na família, isso não é notícia, mas se esse menino mata alguém, aí é notícia e logo vem o sensacionalismo em cima, com pedidos de redução da maioridade penal”. Para ele, este é um exemplo de como a mídia está direcionada a atender aos interesses de poucos.

Hoje onze famílias controlam praticamente toda a produção de comunicação do Brasil e como comentou Bertoni, estes meios de comunicação nunca vão ser democráticos, pois nunca vão publicar o que não for de acordo com os interesses deles. “Isso não é comunicação, é doutrinação”, afirmou o blogueiro.

A propriedade cruzada foi outro tema abordado na fala dele. Em muitos países não é permitido que um dono de emissora de TV seja também dono de rádio ou de jornal impresso. “Aqui mesmo no Paraná por exemplo, a RPC é dona de praticamente todos os jornais do estado, além de algumas rádios e canais de TV”. O que acontece no paraná acontece em todo o Brasil e assim estas poucas empresas de comunicação que existem no Brasil atuam como se fossem partidos políticos, determinando o que informar e escolhendo como o fazer, de acordo com seus interesses.

DSC_0011Além do caráter antidemocrático da mídia produzida no Brasil, o palestrante trouxe também um panorama de como há a falta de privacidade e de liberdade no acesso à comunicação. Facebook, por exemplo, é uma empresa que atua de acordo com os seus interesses e ninguém lê os termos de adesão ao serviço deles. “Estamos caminhando para uma política que vai cercear a neutralidade da internet, ou seja, não temos mais acesso irrestrito ao que queremos e sim temos uma facilitação em ver o que é de interesse dos donos dos acessos e uma dificuldade em ver o que vai contra eles”, comentou Bertoni, explicando que existe uma série de políticas no Facebook e outros serviços de internet, como os serviços da Google, em que eles podem cruzar os nossos dados privados para proporcionar venda de anúncios, por exemplo. Ele questionou também como estas empresas atuam na cessão de dados privados, como o que vem sendo denunciado recentemente em relação à espionagem no Brasil.

Como alternativa à falta de liberdade e privacidade, foi apresentada a plataforma de internet Blogoosfero, desenvolvida há um ano e meio. A plataforma é uma proposta de agregar pessoas e instituições que produzem conteúdos na internet de modo que elas não se preocupem em ser atacadas em sua liberdade de expressão e tenham segurança e privacidade mais garantidas do que nas Redes Sociais existentes atualmente. Bertoni explicou como as pessoas podem criar suas páginas e passar a publicar conteúdos, interagindo com os conteúdos de outras pessoas que já publicam conteúdos ali. Ele explicou que existem funcionalidades que ainda estão em desenvolvimento, mas a plataforma já funciona e qualquer pessoa pode se cadastrar e montar seu perfil ali. O endereço do Blogoosfero é www.blogoosfero.cc/

O tema “Democratização da Comunicação” tem sido pautado pelo conjunto CFESS-CRESS neste ano de 2013 de diversas formas. Em julho o CRESS/PR participou do Comunicasul – encontro entre as comissões de comunicação dos CRESS da Região Sul em que foi debatida a participação das bandeiras e lutas defendidas pelo conjunto CFESS-CRESS na mídia. Em setembro participou do Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESs, que teve como tema “linguagem, política e redes sociais” e possibilitou amplo debate sobre como a mídia reproduz valores discriminatórios e sobre como a sociedade está à mercê das vontades dos poucos grupos que controlam as comunicações no Brasil.

O serviço social defende uma sociedade justa e igualitária. No âmbito da comunicação esta luta deve acontecer em dois aspectos: defendendo a comunicação como um direito da população; e lutando por uma mídia que não reproduza valores discriminatórios disseminados na sociedade capitalista. Confira uma reflexão sobre este tema na publicação CFESS Manifesta lançado durante o Seminário de Comunicação do CFESS-CRESS.