CRESS/PR realizará oficina para debater como a mídia reproduz os interesses do capital

Participe: O ‘Café com Mídia’ ocorre em 4 de outubro e as vagas são limitadas

Em 4 de outubro, às 14 horas, o CRESS/PR realiza em sua sede o encontro ‘Café com Mídia’ para debater entre assistentes sociais como o Serviço Social pode se envolver na luta por uma mídia mais democrática e defensora dos direitos humanos. O evento contará com mediação de Sérgio Bertoni, idealizador da plataforma Blogoosfero, uma rede social livre, que privilegia a liberdade de expressão.

O tema “Democratização da Comunicação” tem sido pautado pelo conjunto CFESS-CRESS neste ano de 2013 de diversas formas. Em julho o CRESS/PR participou do Comunicasul – encontro entre as comissões de comunicação dos CRESS da Região Sul em que foi debatida a participação dos valores defendidos pelo conjunto CFESS-CRESS na mídia. Em setembro participou do Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESs, que teve como tema “linguagem, política e redes sociais” e possibilitou amplo debate sobre como a mídia reproduz valores discriminatórios e sobre como a sociedade está à mercê das vontades dos poucos grupos que controlam as comunicações no Brasil.

Você sabia que apenas sete famílias controlam mais de 70% de toda a produção de comunicação do Brasil? Sabia que as emissoras de Rádio e TV são concessões públicas, ou seja, pertencem ao conjunto da sociedade brasileira e não a grupos políticos, religiosos ou econômicos como de fato tem acontecido?

Outro fato que muitos desconhecem sobre a comunicação no Brasil: o Código Brasileiro de Telecomunicações tem 50 anos. Em 50 anos muita coisa mudou, basta ver as mudanças sociais, políticas e econômicas que têm permitido redução de desigualdades. Mas estas mudanças não se refletiram nas políticas de comunicação do nosso país. São cinco décadas em que a mulher, o trabalhador, o negro, o sertanejo, o índio, o camponês, gays e lésbicas e tantos outros foram e seguem sendo invisibilizados pela mídia.

O que o Serviço Social tem a ver com isso?

O serviço social defende uma sociedade justa e igualitária. No âmbito da comunicação esta luta deve acontecer em dois aspectos: defendendo a comunicação como um direito da população; e lutando por uma mídia que não reproduza valores discriminatórios disseminados na sociedade capitalista. Confira uma reflexão sobre este tema na publicação CFESS Manifesta lançado durante o Seminário de Comunicação do CFESS-CRESS.

PARTICIPE!

marca café com midiaCafé com Mídia
Data: 4 de outubro, sexta-feira.
Horário: às 14 horas
Local: Sede do CRESS/PR – Rua Monsenhor Celso, n° 154, no 13° andar – Curitiba/PR.
*É necessário apresentar documento de identidade para acessar o prédio.

**Se possível, convidamos a categoria a trazer notebooks e outros aparelhos com acesso à internet para melhor aproveitamento das oficinas.

INSCREVA-SE PELO FORMULÁRIO ABAIXO: