Campanha de fortalecimento do CFESS-CRESS vai gerar pesquisa sobre motivos da inadimplência no conjunto

A campanha favorece a regularização de débitos e fortalece a importância das anuidades, que financiam as ações, eventos gratuitos e materiais para a efetivação da política do Conjunto CFESS-CRESS, em defesa das lutas sociais, da categoria e da sociedade

A Campanha Nacional de Fortalecimento do Conjunto CFESS-CRESS – “A luta por um Serviço Social forte também depende de você” termina no dia 30 de setembro. Voltada para a regularização de débitos junto aos Conselhos de Serviço Social de cada região, a ação tem facilitado aos/às profissionais que estão em situação de inadimplência com seu CRESS a regularizar sua condição. A campanha engloba assistentes sociais que se encontram em débito com as anuidades referentes aos exercícios de 2008 a 2012 e, somente no Estado do Paraná, 1.527 profissionais são beneficiados pela ação.

O/a assistente social pode negociar o abatimento total de juros e multas relativos ao período de débito ou realizar um parcelamento, com a quantidade de prestações definida pelo número de exercícios a qual se refere o débito:

  • Em até 5 vezes na hipótese de um ano de exercício;
  • Em 10 vezes no caso de dois ou três anos de exercícios;
  • E até 20 prestações na hipótese de quatro a cinco anos de exercícios.

Também é possível negociar débitos que se encontrem em processo de execução fiscal.
O tema ‘fortalecimento do Serviço Social’ foi escolhido pois a campanha incentiva uma reaproximação dos/as profissionais ao CRESS. Possibilita também reafirmar junto à categoria a importância do pagamento das anuidades para a realização de uma série de ações, como eventos gratuitos, à exemplo de diversas oficinas e seminários promovidas pelo CRESS, produção de materiais e peças gráficas, intensificação dos canais de comunicação, apoio às lutas sociais, fiscalização e atendimento adequado à categoria e à sociedade.

Pesquisa

Além da regularização, os/as assistentes sociais que procurarem o CRESS poderão preencher um questionário e participar da pesquisa “Perfil dos/as Assistentes Sociais em Situação de Inadimplência”, que busca identificar e compreender as mutideterminações de natureza econômica, social, política e cultural que provocam esta condição. A coleta de dados será realizada por meio de um formulário eletrônico que está disponível no CRESS e nas Seccionais, para que profissionais que aderirem à campanha de regularização possam preenchê-lo. Assim como a campanha, a pesquisa acontece até o dia 30 de setembro. Com esta ação o Conjunto CFESS-CRESS pretende gerar subsídios para uma futura política nacional de combate a inadimplência do conjunto.

campanha de regularizacao de debitos

Confira aqui o folder da campanha

– Para regularização de débitos os/as profissionais devem entrar em contato com a sede do CRESS/PR pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3232-4725, sendo que os/as assistentes sociais da área de jurisdição da Seccional de Londrina devem utilizar o e-mail [email protected] ou o telefone (43) 3324-1151.